Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 15h36 - Atualizado em 17/05/19 às 18h43

Equipe técnica faz vistoria no Teatro Nacional para elaborar plano de segurança

COMPARTILHAR

Grupo discute medidas para garantir funcionamento do espaço

 

O estado de conservação e o plano de segurança e prevenção a incêndios do Teatro Nacional Cláudio Santoro (TNCS) foi avaliado nesta sexta-feira (17). Guiados pelo secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal Adão Cândido, representantes do Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Novacap e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) analisaram as estruturas internas discutiram planos para garantir a reabertura da casa.

 

Durante a visita, foram analisados estrutura do local, plano de incêndio, iluminação, sinalização e saídas de emergência. A partir das observações dos técnicos que incluem engenheiros, arquitetos e especialistas em segurança, será feito um projeto para o espaço contemplando todas as adequações necessárias para garantir o bom funcionamento do Teatro. Esse alinhamento é o primeiro passo para a elaboração do edital para restauro e conservação do TNCS.

 

O secretário Adão Cândido explicou que todo o sistema de brigada de incêndio do prédio está em pleno funcionamento. Além disso, estruturas essenciais como iluminação, ar condicionado e sistema hidráulico sofrem manutenção periódica. “Isso é fundamental para preservar os equipamentos e a própria estrutura deste patrimônio tombado e de itens importantes como os paineis de Athos Bulcão”, disse.

 

Para ele, será necessário modernizar e adaptar algumas medidas de segurança. “Sabemos que há uma deficiência na sinalização e em alguns materiais utilizados no revestimento do piso e das cadeiras. Esse diagnóstico da equipe técnica será essencial para identificar os pontos que devemos atacar para devolver o Teatro Nacional à comunidade”, finalizou.

 

Leia também...