12/08/19 às 14h37 - Atualizado em 12/08/19 às 14h37

Entrevista Coletiva – 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e o Instituto Alvorada Brasil realizam coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (14/8), às 15h, no Cine Brasília, sobre o 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro de 2019.

Participarão da coletiva o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Adão Cândido, representantes do Instituto Alvorada e os integrantes da comissão de curadoria do Festival. Na coletiva, serão anunciados detalhes do chamamento público para as inscrições dos filmes tanto da Mostra Competitiva quanto da Mostra Brasília, esta voltada exclusivamente para produções cinematográficas realizadas no Distrito Federal. Também serão apresentados os critérios que balizarão a escolha das obras e as comissões responsáveis pela seleção dos filmes, além de mudanças nos critérios de premiação dos filmes da Mostra Competitiva.

Perfil dos curadores do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro:

Anna Karina de Carvalho atua desde 1995 no mercado audiovisual nacional e internacional. Concursada da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), é comentarista de cinema e diretora de documentários e programas especiais. Foi pioneira em mostras de cinema brasileiro na Europa. Anna é fundadora do Brasília International Film Festival (BIFF), além de uma das idealizadoras do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).

Erica Lewis é formada em Comunicação Social (PUC/RS), com pós-graduação em Marketing (ESPM) e especialização em Administração (PUC-Rio) e em Gestão e Políticas Públicas (Universidade de Girona). Trabalha há 15 anos com estímulo aos setores da Cultura e da Economia Criativa; foi diretora de Economia da Cultura na Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul; coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; participou da implementação dos Programas Rio Criativo e RS Criativo; foi diretora de Empreendedorismo Cultural do Ministério da Cultura; coordenou o Mercado de Indústrias Criativas do Brasil, em São Paulo, em 2018, e atualmente é subsecretária de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Marcos Ligocki é formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e tem especialização em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Produtor de filmes, teve sua estreia na direção da comédia romântica “Uma Loucura de Mulher” (2016). Também coordenou a criação do curso de graduação em Cinema e Mídias Digitais do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Assina como colaborador e editor de publicações impressas e, como empresário, desenvolve uma carteira de projetos para cinema e TV, com gêneros diversificados e foco na integração dos mercados nacional e internacional.

Tiago Bellotti passou pelo teatro antes de fazer opção pela tela grande. Em 2008, lançou seu primeiro longa-metragem, “A Capital dos Mortos 1 e 2”, que escreveu, dirigiu, coproduziu e financiou. O paulistano apresenta-se também como “amante e realizador de filmes B”. Desde 2013, produz o canal “Meus 2 Centavos” no YouTube, dedicado à crítica cinematográfica e a conteúdo didático sobre cinema. A página conta atualmente com mais de 200 mil inscritos.

Serviço:
Entrevista Coletiva 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro