Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/17 às 18h10 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Encontro discute políticas para o grafite

COMPARTILHAR

Programação começa sexta (26) e segue no fim de semana com produção de murais no Parque da Cidade

Entre os dias 26 e 28 de maio, vai ser realizado o Encontro de Grafite do Distrito Federal no Museu Nacional da República, parte da programação do Mês da Diversidade. Grupos, coletivos, entidades e grafiteiros da cidade vão debater sobre políticas públicas de reconhecimento e valorização desta expressão artística e pensar a criação de um Fórum Permanente de Artes Urbanas.

Mais uma etapa de uma série de ações que a secretaria promoverá sobre arte urbana, o encontro é a extensão da exposição comemorativa pelos 10 anos do Museu Nacional da República – Mundez, que conta com a releitura de obras clássicas das artes plásticas brasileiras por grafiteiros da cidade e vai até o dia 04 de junho.

O encontro vai refletir, a partir da experiência da exposição Mundez, como ampliar as políticas e as ações da Secretaria de Cultura voltadas para o grafite. O primeiro dia contará com o debate sobre a valorização do grafite e criação do Fórum e os dois últimos dias serão reservados para a produção de paineis no Parque da Cidade.

O grafite é um dos elementos do hip-hop e, como tal, faz parte dessa cultura e desse movimento artístico e cultural. Hoje chega a ser exposto em museus e galerias ao redor do mundo, preservando sempre suas raízes históricas.

Com o objetivo de valorizar a cultura urbana e o movimento do grafite e valorizar os artistas locais e democratizar o acesso à arte e cultura, o evento inclui a produção de paineis no Parque da Cidade, com apoio da Secretaria Adjunta de Turismo, que reunirá 32 grafiteiros e grafiteiras durante o sábado e o domingo.

Serviço

Encontro de Grafite do Distrito Federal

De 26 a 28 de maio

Dia 26/05/2017 – Museu da República, às 18h

Mesa: Conhecimentos, pesquisas, participação popular e políticas públicas de cultura para Grafite e Arte Urbana

Apresentação de conhecimentos, pesquisas e esclarecimentos em torno do conceito de arte urbana e a intervenção no dia a dia das pessoas, com especial atenção para o Grafite como recriação do imaginário da cidade. Também serão debatidas a realização de editais específicos; criação de programas e ações voltadas para valorização, difusão e fomento ao grafite e à arte urbana; especificidades do grafite e arte urbana enquanto setor criativo; necessidade de criação de uma instância permanente de participação social para elaboração de políticas públicas relacionadas à Arte Urbana.

Dias 27 e 28/05/2017 – Parque da Cidade Sarah Kubistchek

Pintura de Paineis de Grafite

O segundo momento do encontro se dará com atividades externas, as quais têm como objetivo de revitalizar as entradas/saídas e churrasqueiras do Parque da Cidade Sarah Kubistchek com os diversos estilos de grafite, transformando-as em verdadeiras galerias de arte a céu aberto.