Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/19 às 9h48 - Atualizado em 25/10/19 às 9h49

Encontro de Grafite 2019: conheça os selecionados

COMPARTILHAR

Os 60 artistas contemplados no edital farão intervenções no Setor Comercial Sul

 

Ressignificação de espaços públicos por meio da arte e da cultura. Essa é a proposta do Encontro de Grafite 2019, que será realizado no nos dias 2 e 3 de novembro (sábado e domingo)no Setor Comercial Sul. O resultado final do edital de seleção de artistas para realizar intervenções no local foi divulgado nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

 

Ao todo, 60 artistas do Distrito Federal e Entorno foram selecionados para pintar o chamado Beco do Rato durante a ação. Cada grafiteiro contemplado pelo edital fará uma intervenção artística de tema livre em uma área de até 10 m² e receberá um cachê no valor de R$ 1,5 mil.

À frente da iniciativa, a subsecretária de Economia Criativa da Secec Érica Lewis ressalta que o Encontro de Grafite é uma grande vitrine para os artistas, além de fomentar a cultura nos espaços públicos do DF. Ela pontua que usar a arte urbana no processo de revitalização da área pública também contribui para o empreendedorismo cultural do movimento do Grafite.

 

Esse, segundo ela, é um dos principais objetivos da Secec, que entende a economia criativa como fator de desenvolvimento econômico e social. “Essas obras contam histórias de pessoas e da própria cidade, e trazem a sensação de pertencimento ao local, contribuindo para sua transformação”, diz. Ela lembra, ainda, que grandes cidades do mundo passaram por este processo e conseguiram resgatar a identidade local, se transformando em grandes polos turísticos. “É o caso de Miami e Nova York, por exemplo, que conseguiram recuperar bairros inteiros com a arte urbana e que se transformaram em pontos turísticos”, comenta.

 

O Encontro de Grafite 2019 também conta com uma série de atividades paralelas como palestras, rodas de conversa e ações de sensibilização voltadas para os artistas. Toda a programação é realizada em parceria com a Administração do Plano Piloto, com o Comitê Permanente do Grafite e com o Coletivo No Setor.

 

Confira aqui os selecionados.

Leia também...