Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/19 às 16h32 - Atualizado em 8/10/19 às 18h08

Encontro de Grafite 2019: Ações de sensibilização marcam as prévias da ação com grafiteiros do DF

COMPARTILHAR

Durante o período de inscrições e seleção para o Edital de Chamamento Público nº 7, lançado na última sexta-feira (04), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), em parceria com o Comitê Permanente do Grafite e o Coletivo No Setor prepararam uma programação dedicada à valorização do trabalho dos grafiteiros.

 

Entre as atividades desenvolvidas estão ações de sensibilização voltadas para os artistas, e visam apresentar os valores que o projeto carrega. Além disso, capacitação, visitas guiadas e debates sobre arte urbana e ocupação de espaços públicos.

 

Para a subsecretária de Economia Criativa Érica Lewis, este cronograma valoriza a atividade do grafite não só enquanto arte de rua, mas enquanto elemento de ressignificação de espaços públicos “Este tipo de intervenção contribui para o desenvolvimento da região, aumentando a sensação de pertencimento das pessoas que transitam por ali diariamente além de fomentar o turismo e a geração de emprego e renda”, diz.

 

Durante o processo de seleção dos artistas pelo edital publicado pela Secec, o Coletivo No Setor capacitará cidadãos em situação de rua para auxiliar os grafiteiros durante a ação principal de pintura das paredes e futuramente participar como guia no projeto “SCS Tour”, que vai até dezembro. Ao todo, 12 pessoas serão selecionadas para a ação e receberão auxílios de R$ 800,00 por mês.

 

De acordo com Ian Viana, fundador do Instituto No Setor, o coletivo tem como princípio o respeito aos moradores de rua como ocupantes originais do espaço, sem interessar os projetos de gentrificação caracterizados pela expulsão dos grupos sociais existentes no local, fato comum a outros movimentos de recuperação de centros urbanos. ”Qualquer movimento que realizamos inclui os moradores como parceiros de confiança e temos tido bons resultados”, declara.

 

Confira a programação completa:

Oficina de inscrições para o edital Encontro de Grafite 201910/10 – Quinta-feira
17 horas – Sala Pompeu de Sousa – Sede da Secec

Ministrado pela equipe técnica da subsecretaria de Economia Criativa, o encontro dará instruções sobre como acessar o edital que vão selecionar 60 grafiteiros que pintarão o Beco do Rato e o Beco da Cabal no Setor Comercial Sul em outubro.

Os orientadores serão os assessores técnicos da Subsecretaria de Economia Criativa da Secec, Danilo Rebouças e Giovana Ribeiro, que falarão sobre requisitos para inscrição, objeto do edital e impedimentos.

 

Painel Cidade Afetiva – O processo de ressignificação do SCS a partir da arte urbana
16/10 – Quarta-feira
19 horas – Cabal Setor Comercial Sul (SCS – Quadra 06- Bloco A)

A ação tem como objetivo estimular o processo de ressignificação do Setor Comercial Sul a partir da arte urbana. A ideia é abordar o renascimento urbano através da arte incluindo aí o entendimento da importância do Encontro de Grafite 2019 para a transformação do SCS.

O debate será coordenado pela assessora especial da Subsecretaria de Economia Criativa da Secec, Thayná Lougue e pelo grafiteiro Carlos Astro, representante da Crew 1V2M.

O evento também contará com a presença dos representantes do Coletivo No Setor, Caio Dutra, da Cabal, Ana Carolina Ferreira, do mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Rubens Amaral, do produtor cultural e ex-morador de rua Rogério Barba (Barba na Rua) e Mariah Boelsums, representante da subsecretaria do Patrimônio Cultural da Secec.

 

Painel Grafite-se: a cultura de ocupação dos espaços públicos através da arte Urbana
23/10 – Quarta-feira

19H – Museu dos Correios (SCS Quadra 04, Bloco A. Edifício Apolo)

O painel terá como tema a valorização, difusão, produção e transmissão de conhecimentos e saberes. Além disso, a defesa do grafite e da arte urbana como pilares de desenvolvimento socioeconômico e indutor da economia criativa no Distrito Federal.

 

O encontro contará com a presença da subsecretária de Economia Criativa da Secec, Erica Lewis, da administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro, além dos membros titulares do Comitê do Grafite, Tamires Flora”, Leticia Vianna do Iphan, Juliana Borgê- grafiteira, Janaína André do Mapa Gentil, Caio Dutra e Ian Viana, do Coletivo No Setor.

 

Encontro de Grafite 2019

26 e 27/ 10 – sábado e domingo
De 09h as 19h

Os 60 grafiteiros selecionados pelo edital da Secec irão pintar a Galeria Nova Ouvidor popularmente conhecida como Buraco do Rato na quadra 5 (todos os lados) e o Beco da Cabal, na quadra 6 (três paredes do fundo do beco).

Com o total de 64 participantes da ação, 4 deles serão selecionados na comunidade grafiteira LGBTQ+, diretamente pelo Coletivo No Setor.

Prevista programação musical. Line Up a confirmar.

 

Inauguração do Beco Buraco do Rato

16/11 – Sábado
18h

O novo Beco do Buraco do Rato será inaugurado com a festa “Afete-se”, que celebra a cultura LGBTQ+. O espaço revitalizado será utilizado para promover ações culturais.

 

SCS Tour Memória LGBT – 15/11 até 21/12 – Saída Estação Galeria das 14h às 16h

 

Promovida pelo No Setor, a ação consiste em um tour a pé pelo Setor Comercial Sul duas vezes por semana, durante seis semanas, explicando a história e a memória do Setor Comercial Sul, contando a história da arquitetura e a trajetória dos trabalhadores que ocupam e ocuparam o SCS.