Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/03/17 às 18h11 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Encontro de dança aproxima Brasil e Dinamarca

COMPARTILHAR

Secretaria de Cultura é parceira na realização da quarta edição do evento de criação e estudos em performance

Entre os dias 6 e 18 de março, Brasília sedia uma série de atividades que integram o IV Encontro Brasil – Dinamarca: Criação e Estudos em Performance. Com parceria da Secretaria de Cultura, o evento, voltado pra dança, ampliou suas plataformas de atuação este ano, com profissionais e estudantes das artes performáticas, teatro, artes plásticas e de outros dois países como Noruega e Suécia. A principal ação do Encontro é a realização de uma residência com um perfil artístico/colaborativo e de grande escala chamado Traços & Espaços.

A proposta artística tem como ponto de partida a arquitetura de Oscar Niemeyer e promove duas performances: Vestígios e Desdobrando Sementes, que acontecerão em espaços arquitetônicos específicos da Capital Federal, e que serão dirigidas pela conceituada artista dinamarquesa Lilibeth Cuenca. Ainda dentro da programação, estão confirmadas oficinas, mesas redondas, um piquenique comunitário, além de um encontro de criação que culminará com uma performance no Memorial dos Povos indígenas. As inscrições para as atividades formativas podem ser feitas aqui.

Desde 2015, a Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (Lidança), em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), promove os chamados Encontro Brasil – Dinamarca de Dança Educação. São eventos internacionais baseados na ampla cooperação de seus colaboradores e visa o desenvolvimento da área dança em geral e, em particular, a solidificação da área de “dança-educação”.

Os Encontros têm como objetivo principal criar uma plataforma sustentável para ações artísticas, acadêmicas e sociais nos dois lados do atlântico, e é neste sentido que nesta edição o evento conta com colaborações institucionais importantes como a Secretaria de Cultura por meio da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, o Memorial dos Povos Indígenas, a União Européia e as instituições de ensino superior UnB, IFB e Universidade de Bergen/Noruega.

“Vivenciar este projeto tem sido uma bela aventura. Ele nasce de uma iniciativa de cultivar a amizade entre comunidades, de conectar artistas e aproximar instituições de diferentes países por meio da dança”, ressalta Deborah Dodd professora acadêmica e coordenadora geral do Encontro.”Temos orgulho deste projeto e de nossos parceiros. O Dança DK – segmento dança no ICD, estabelece estas conexões culturais baseadas num processo democrático de participação e com ênfase na abrangência artística, acadêmica e social”, destaca Anders Hentze, Senior Advisor do ICD.

Vestígios

“Vestígios” é um convite para celebrar artisticamente a cidade. Um momento para reencontrar, interferir e recriar o espaço que foi pensado por Oscar Niemeyer para ser o cenário de uma sociedade moderna, justa e para todos. A proposta é criar uma performance artística de grandes proporções com mais de 200 participantes, entre dançarinos, atores, artistas visuais, praticantes de yoga, danças de rua, de salão ou qualquer pessoa que esteja interessada em participar de um evento artístico único, no coração de Brasília. A performance será coordenada pela artista residente dinamarquesa Lilibeth Cuenca.

Os interessados devem se inscrever, até o dia 3 de março, clicando aqui. Ao fazer a inscrição, preencha o menu ''horas'' com o horário de sua preferência, entre as quatro opções disponíveis: 8h, 10h, 14h ou 16h. Uma mensagem de confirmação será enviada ao e-mail indicado. Os ensaios acontecerão de 13 a 17 de março, no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). A performance acontecerá no dia 18 de março, sábado, às 16h na área central de Brasília em espaço a definir.

Pontos de Encontro e Criação Performática (Twin Labs)

O 'Ponto de Encontro e Criação' (Twin Lab), é o núcleo dos Encontros Brasil-Dinamarca. Nesta edição, a plataforma é voltada para performers, dançarinos, atores, artistas visuais e músicos interessados em desenvolver uma performance a partir de seus próprios interesses artísticos e em diálogo e colaboração com os demais participantes do projeto.

A proposta da plataforma este ano, é observar como interagimos performática/coreograficamente com a arquitetura e o ambiente que nos envolve. Ela culminará com uma mostra das performances feitas especialmente (site-specific) para o Memorial dos Povos Indígenas, no dia 17 de março.

Durante os Twin Labs acontecerão palestras e oficinas com os professores e artistas das diversas instituições (Universidade de Bergen, Noruega, IFB, IFG, UnB) envolvidos no IV encontro Brasil-Dinamarca. As inscrições para esta atividade podem ser feitas aqui.

SERVIÇO

IV Encontro Brasil -Dinamarca: Criação e Estudos em Performance

6 e 18 de março

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

ABERTURA OFICIAL

Dia 6 de março, à 10h. No auditório do IFB (SGAN 610)

MESAS-REDONDAS

Lilibeth Cuenca e Bia Medeiros. Mediação Larissa Ferreira: 6 de março às 10h30, auditório do Campus Brasília do IFB

Cristiane Herres e Patricia Mendonça de Rodrigues. Mediação Rousejanny Ferreira: 16 de março, às 10h

OFICINAS DE MONTAGEM

Desdobrando sementes: 6 a 10 março, das 14h às 18h (para estudantes do IFB);

Vestígios: 13 a 18 de Março (aberta a toda a comunidade do DF);

Plataforma de criação e estudos em performance: 6 a 17 março, das 9h às 12h, vagas limitadas.

PERFORMANCES

Desdobrando Sementes: 10 de março, sexta-feira, às 16h, no Museu da República

Mostra de Performance site-specific: 17 de março, sexta-feira, às 20h, no Memorial dos Povos Indígenas

Vestígios: 18 de março, sábado, às 16h, no gramado do Congresso Nacional

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Acesse o link: http://www.sympla.com.br/eventos/brasilia-df?s=vestigios