29/09/20 às 11h16 - Atualizado em 14/10/20 às 9h40

Eleições dos Conselhos Regionais fortalecem o Sistema de Arte e Cultura do DF

Texto: Loane Bernardo/ Edição: Sérgio Maggio (ASCOM/SECEC DF)

29/09/2020

12:26:08

Conforme determina a Lei Orgânica do Distrito Federal (LOC), as eleições para os Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) seguem firmes em 20 das 33 Regiões Administrativas do DF, até as 23h59 dia 2 de outubro, com campanhas de candidatos nas redes sociais e debates em lives. Qualquer cidadão acima de 18 anos pode votar num mecanismo simples de eleição on-line, desde que comprove a residência na cidade em que escolhe seus representantes.

O presidente do CCDF, Wellington Abreu relatou o aumento expressivo de votantes e a popularidade que vem ganhando esta eleição. Ele destaca que, com apenas oito dias de abertura para a votação, o certame acumula um número recorde de votos.

“A comunidade cultural tem participado ativamente por meio da internet, com vídeos, flyers e muita informação compartilhada pelos mecanismos on-line, e a resposta se dá nos votos. A nossa expectativa é que possamos atingir todas as RAs, para que elas conquistem políticas efetivas para a cultura do DF”, celebrou.

Apesar de ampla divulgação por parte do  Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), muitos cidadãos desconhecem o pleito. E se perguntam. Afinal, qual a importância de um Conselho Regional de Cultura para uma Região Administrativa?

VOZES AMPLIADAS

O principal objetivo do Conselho Regional de Cultura é fortalecer e aprofundar o Sistema de Arte e Cultura (SAC) ao trazer a voz da sociedade civil para a construção coletiva das políticas públicas culturais no DF. O colegiado é composto por nove membros, em que oito são representantes da sociedade civil com atuação na área cultural e um que atue como líder comunitário de cultura.

Composto pela comunidade local, o Conselho Regional propor políticas, acompanhar as políticas públicas de cultura do Distrito Federal, avaliar ações e metas consolidadas, processos e ações que forem designadas. Além disso, os conselheiros regionais de cultura têm a função de fornecer informações para a elaboração de políticas públicas. Cabe a eles fiscalizar as iniciativas do setor e discutir o orçamento destinado à cultura.

A conselheira de cultura Elizabeth Fernandes considera um grande desafio a eleição on-line. Ela destaca que o formato exigiu novas formas de mobilização, começando pelas divisões dos pontos focais dentro de cada macrorregião e campanhas diferenciadas. “O Importante é que a comunidade cultural está muito mobilizada. Agentes culturais dos diversos segmentos da cultura e economia criativa estão fazendo campanha e ajudando uns aos outros durante este processo virtual. Mesmo pela internet, o processo está sendo muito seguro, por meio de uma plataforma on-line confiável”, completou.

PARA VOTAR:

O voto é exercido por pessoa física com CPF.

O eleitor precisará ter um e-mail gmail para realizar o seu voto!

Precisa ter mais de 18 anos  e anexar a foto frente e verso do seu documento de identidade.
Ser brasileiro nato ou pessoa naturalizada em nosso país.
O eleitor deve anexar uma comprovação de residência em seu nome e só poderá votar em candidatos da Região Administrativa onde reside.
O eleitor votará em até 9 candidatos habilitados em sua Região Administrava: para o segmento de liderança comunitária/segmento de arte e cultura inclusiva/segmento cultural.

Não é necessário escolher candidatos em todos os segmentos de votação.

Vote aqui:

Se  tiver dúvidas, entre em contato com o Conselho de Cultura do Distrito Federal: eleicoescrcdf@gmail.com

Conheça os candidatos:

Cronograma:

Inscrição de candidaturas: 17 julho a 23 de agosto de 2020;

Diligências e habilitação das candidaturas válidas:  17 de agosto a 31 de agosto de 2020;

Divulgação das candidaturas habilitadas: 01 à 04 de setembro de 2020 às 22h00;

Recebimento de recursos: 08 a 14 de setembro de 2020

Divulgação das candidaturas válidas: 18 de setembro de 2020;

Realização das eleições On Line: 21 de setembro a 02 de outubro de 2020;

Homologação do resultado das eleições: 05 a 12 de outubro de 2020;

Publicação DODF dos Eleitos 13 outubro a 13 de novembro de 2020;

Posse WEB/Presencial 16 de novembro a 08 de janeiro de 2021;

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC DF)

e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Leia também...