18/08/16 às 13h46 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Eleições dos Conselhos Regionais de Cultura mobilizam 1,6 mil pessoas

Secretaria de Cultura realiza processo inédito de reestruturação das representações culturais das RAs

(Brasília, 18/8/2016 Atualizado em 29/8/2016) Instâncias vitais para o estreitamento da relação entre o poder público e a sociedade civil, os Conselhos Regionais de Cultura (CRC) estão em processo de reestruturação e, até meados de dezembro, cada uma das 31 regiões administrativas do Distrito Federal terão a possibilidade de eleger suas lideranças como Conselheiros Regionais de Cultura. Esta iniciativa configura importante processo de ampliação do alcance das políticas públicas e de fortalecimento das identidades culturais locais.

A descentralização de políticas é uma estratégia adotada pela Secretaria de Cultura para ampliar o acesso da comunidade cultural aos serviços da cultura, o que inclui a eleição dos 31 CRCs e a desconcentração de recursos do FAC por meio de editais regionalizados. As eleições dos Conselhos Regionais de Cultura começaram em 4 de junho e até agora já alcançou oito regiões administrativas, reunindo ao todo 100 candidatos a conselheiros e mobilizando 1,6 mil pessoas para votação em seus representantes.

Para mobilizar e sensibilizar a comunidade cultural, o Conselho de Cultura do DF, juntamente com a equipe da Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, realiza seminários prévios antes das eleições. Nesses encontros são apresentados o anteprojeto da Lei Orgânica da Cultura do DF, que prevê as instâncias de participação social, assim como a nova estrutura dos Conselhos Regionais de Cultura.

Uma das mudanças previstas é a composição das vagas, que deixará de ser paritária (metade da sociedade civil e metade do poder público) e passará a ter oito representantes da comunidade, eleitos, e dois do Executivo – sendo um deles o administrador regional.

A reestruturação dos Conselhos Regionais é uma iniciativa do Conselho de Cultura do DF e tem o apoio da Secretaria de Cultura.

Confira o calendário de seminários e eleições