6/09/20 às 18h08 - Atualizado em 10/09/20 às 10h27

Eleição dos Conselhos Regionais de Cultura bate recorde de inscritos

Texto: Loane Bernardo/Edição: Sérgio Maggio (Ascom/Secec)

O edital de seleção de Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) – triênio 2021/2024, lançando pelo Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), contou com um número expressivo de inscritos. Com etapa encerrada em 23/08, o certame contabilizou 444 candidatos/candidatos de todas as Regiões Administrativas (RAs) – crescimento de mais de 50% em relação ao processo de 2017. Das 33 RAs, 25 (76%) atingiram quórum (mínimo de nove inscritos) para formar democraticamente os CRCs.

Mesmo em período de pandemia da Covid-19, que proporcionou processo eleitoral remoto, o volume de inscrições cresceu consideravelmente em relação aos editais anteriores. “Em 2016/2017, foram 233 inscritos. Temos, hoje, 87% do DF envolvidos nessa eleição on-line. Há, sim, muito a comemorar”, aponta o presidente do CCDF, Wellington Abreu.

Previsto na Lei Orgânica da Cultura (LOC), esse órgão colegiado deliberativo possui a missão de fortalecer e aprofundar o Sistema de Arte e Cultura do DF (SAC) ao trazer a voz da sociedade civil para a construção coletiva das políticas públicas para cultura no DF. Essa eleição reflete um esforço conjugado do Conselho de Cultura do DF (CCDF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da comunidade artística.

CCDF cria estratégias para eleições nas RAs

Conselho de Cultura prorroga inscrições para eleições dos CRCs

Artistas de Sol Nascente/Pôr do Sol respiram cultura em ano de Região Administrativa

Após a homologação dos habilitados na sexta-feira (6/9), abre-se, agora, a interposição de recursos entre o período de 8 a 14/09.  A partir desse momento, a mobilização será feita diretamente pelo candidato/candidata, em campanha que pode eleger titulares e suplentes dos CRCs. Com eleições marcadas para ocorrer entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro, o processo eleitoral prever que os novos conselheiros regionais tomem posse entre 16 de novembro e 8 de janeiro de 2021.

Confira as CANDIDATURAS HABILITADAS no processo de escolha dos Conselheiros Regionais de Cultura do Distrito Federal, para o triênio 2021/2024.

EXPLOSÃO DE INSCRIÇÕES

O presidente do CCDF, Wellington Abreu, destaca a estratégia de mobilização do CCDF para eleger o novo colegiado. Surpreendido com poucas inscrições nas primeiras aferições de inscritos, o Pleno do Conselho de Cultura do DF decidiu prorrogar o prazo inicialmente previsto (17.08). “Tivemos uma explosão de inscrições e conseguimos contemplar RAs que não tinham alcançado os números de candidatos e candidatas necessários para a composição dos Conselhos Regionais”.

Entre as Regiões Administrativas que receberam mais inscritos estão Sobradinho I (28); Plano Piloto (26); Santa Maria com (24) e Samambaia (23); seguidas de Riacho Fundo I e Planaltina (19); Paranoá (18), Ceilândia e Recanto das Emas (17); Guará e Gama (16); Brazlândia, Sobradinho II e São Sebastião (15); Varjão (13); Cidade Estrutural e Jardim Botânico (12); Cruzeiro e Riacho Fundo II (10 ) e Águas Claras (nove).

Saiba mais sobre o Conselho de Cultura do Distrito Federal

PRIMEIRO CONSELHO

Com domicílio eleitoral formado pela primeira vez, a RA de Sol Nascente/Pôr do Sol garantiu a marca dos 13 inscritos. Arniqueiras, também debutante, conseguiu 10 candidaturas no total. O certame prevê a composição dos CRCs com, no mínimo, nove vagas. Não atingiram esse número oito RAs: Itapoã (oito inscritos), Núcleo Bandeirante, Park Way, Vicente Pires (seis), Sudoeste (três). Lago Norte, Lago Sul e Fercal (dois).

O presidente Wellington Abreu revela que o CCDF vai debater possíveis soluções para essas oito RAs. Dentre as nove vagas, o certame deve obedecer, ainda, ao quesito de paridade de gênero, que prevê cinco vagas às mulheres. “Conseguimos obter um número alto de mulheres inscritas, o que nos deixou felizes e com a sensação do dever cumprido”, completou.

CONFIRA OS PRÓXIMOS PASSOS:

• Recebimento de recursos: 8 a 14 de setembro de 2020 (acesse aqui)
  • Divulgação das candidaturas válidas: 18 de setembro de 2020;
  • Realização das eleições on-line: 21 de setembro a 02 de outubro de 2020;
  • Homologação do resultado das eleições: 5 a 12 de outubro de 2020;
  • Publicação DODF dos Eleitos 13 outubro a 13 de novembro de 2020;
  • Posse WEB/Presencial 16 de novembro a 8 de janeiro de 2021.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br