17/04/17 às 15h55 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

DODF publica lista dos premiados do FAC

São 70 artistas que receberam o reconhecimento. Cronograma do FAC prevê próximos resultados ainda este mês

Foi publicado no diário oficial desta segunda (17) a lista dos 70 contemplados com as premiações do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Ao todo, foram mais de duzentas inscrições nas categorias Cultura Popular, Cultura Hip Hop, Equidade de Gêneros na Cultura e Cultura Afro-Brasileira. As entregas dos troféus ocorreram neste final de semana durante o Encontro da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF, na Casa do Cantador, em Ceilândia. Agora, os premiados terão o prazo de 30 dias para comparecer ao FAC e apresentar o numero da conta, as certidões e os demais documentos necessários para recebimento da premiação no valor bruto de R$ 15 mil, cada.

Veja aqui a lista completa dos premiados. E aqui a lista completa da documentação necessária.

RESULTADO DOS OUTROS EDITAIS

No embalo da divulgação de resultados dos Prêmios do FAC, a Subsecretaria de Fomento e Incentivo a Cultura aproveita para divulgar o cronograma previsto para as próximas entregas:

Abril: Divulgação dos resultados dos editais: Manutenção de Grupos e de Espaços; FAC Ocupação (Cultura Educa, Cultura nos Parques, Cultura e Cidadania, Ocupação de espaços Públicos);

Maio: Divulgação dos resultados dos editais: FAC Áreas Culturais, Fac Regionalizado;

Junho: Lançamento dos novos Editais 2017.

Para o subsecretário de Fomento e Incentivo, Thiago Rocha, a divulgação deste cronograma vem ao encontro do desejo de transparência junto ao movimento cultural. “Sabemos que é grande a expectativa pela divulgação dos resultados de todos os editais, por isso gostaríamos de reforçar o compromisso com esta questão, e dizer que mesmo com nossas limitações estruturais, toda a equipe do FAC esta completamente engajada para garantir que a publicação ocorra o mais rápido possível”, diz. Um outro ponto importante é a expectativa de um novo bloco de editais. “Queremos lançar em junho, pois com isso conseguiremos divulgar os resultados ainda este ano, e já começar a pagar os contemplados”, finalizou.

APROVEITANDO… COMO ANDAM OS PAGAMENTOS?

Desde o ano passado, para garantir maior transparência à execução do FAC, balanços semanais do volume de pagamentos vem ocorrendo todas as quintas-feiras. Este ano já foram pagos mais de R$ 6,7 milhões e, até final do mês, outros R$ 5,3 milhões devem ser pagos, totalizando R$ 11 milhões neste primeiro quadrimestre.

“Este montante é bastante significativo, principalmente se comparado aos anos anteriores, outro avanço em relação aos exercícios passados é que, pelo menos até hoje não estamos tendo dificuldades orçamentárias para empenhar os projetos contemplados”, avalia o subsecretário Thiago Rocha. A expectativa é que com a divulgação do resultados dos próximos editais, o volume de pagamentos deve crescer muito mais nos próximos meses. “Este ano, sem sombra de dúvidas, será de longe, o ano com maior execução financeira da história do FAC”, afirma.

Mais transparência

A partir desta semana, serão acrescidas aos balanços semanais de pagamentos as informações relativas a situação individual de cada um dos projetos aprovados nos Prêmios FAC, bem como dos contemplados no Programa Conexão Cultura DF, garantindo-se assim que as situações de todos os novos projetos do FAC sejam ainda mais transparentes.