Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/18 às 19h19 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Cessão de Impressora Braile

COMPARTILHAR

Hoje, terça-feira (20), a Secretaria de Cultura oficializou a cessão de impressora braile à Biblioteca Braile Dorina Nowill em Taguatinga. Além da Secretaria de Cultura, estavam presentes a Secretaria das Cidades, à Administração Regional de Taguatinga, a comunidade usuária da Biblioteca e outros

 

parceiros.

 

A biblioteca, fundada em maio de 1995, fica localizada no Centro Cultural Teatro da Praça e recebe aproximadamente cinquenta pessoas com deficiência visual por dia. Este é um espaço de encontro da comunidade com deficiência visual da região. São várias as atividades desenvolvidas: aulas de reforço, fotografia, informática, dança e braile.

 

Havia no local uma impressora antiga, com cerca de 16 anos, que já imprimiu diversos livros de autores brasilienses, apostilas e materiais para uso pedagógico e didático. A impressora doada pela Secretaria é mais moderna e tem um sistema operacional mais simples.

 

Nanan Catalão, Secretária Adjunta da Secretária de Cultura, afirmou que “neste espaço nosso equipamento vai ter um alcance social muito maior do que no gabinete da Secretaria de Cultura. Aqui é o lugar que este equipamento merece ficar. Esta biblioteca é um importante ativo da dinâmica cultural da região, tem um trabalho que vai muito além de leitura, é um trabalho transversal que reforça o nosso entendimento de política pública de cultura”.

 

Noeme Rocha, que é deficiente visual, mobilizadora da dinâmica cultural da biblioteca e vice-presidente da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses afirmou que “ter uma impressora com o porte que essa impressora tem é como ganhar na mega sena. É maravilhoso. Meu coração está muito feliz, muito agradecido à Secretaria de Cultura”.

 

A Biblioteca é mantida por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura e a Administração Regional de Taguatinga.

 

Esta não foi a primeira ação da Secretaria relacionada à Biblioteca. No dia 25 de agosto de 2017, a Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura entregou na biblioteca materiais em braile referentes ao edital de Pontos de Cultura: seis cópias do edital e 25 cartazes com datas, horários e locais de oficinas sobre o edital.

 

Para conferir a galeria de fotos, clique aqui.

Leia também...