Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/15 às 13h49 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Diversidade religiosa. Eu respeito

COMPARTILHAR

Secretaria de Cultura lança campanha contra intolerância religiosa

(Brasília-DF, 24/09/15) – Diante dos recentes e constantes atos de vandalismo praticados contra religiões de matriz africana e seus praticantes em todo o Brasil, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal lança a campanha “Diversidade eu respeito”. A Secretaria disponibilizará em sua página no Facebook um link para que as pessoas incluam em sua foto de perfil a hashtag “#diversidadeeurespeito”, a fim de dar visibilidade à luta contra a intolerância religiosa.

O objetivo principal da campanha é demonstrar a importância do respeito e da preservação da liberdade religiosa e de credo, pois, mais do que um ideal de uma sociedade humanizada e solidária, trata-se de um princípio previsto na Constituição Federal. Por isso, é importante assegurar que essa liberdade valha para todas as religiões, sobretudo às de matriz africana, que registram, com frequência, casos de violência contra seus adeptos, a exemplo do incêndio de três terreiros na região do Entorno do DF há algumas semanas. A secretária-adjunta da Secretaria de Cultura, Nanan Catalão, considerou esse ato como “vergonha nacional e uma violação inaceitável para a capital”. Isso ainda revela o racismo presente na sociedade brasileira.

Para além de repudiar a violência física e simbólica contra as religiões de matriz africana, a campanha visa, sobretudo, demonstrar a importância do respeito e da convivência harmônica entre as religiões, tendo em vista que estas são parte da cultura de um povo. “Brasília nasceu da diversidade e carrega o destino generoso da convivência e da transformação pela graça do aprendizado com as diferenças. Manifestações afrobrasileiras são parte inestimável do nosso patrimônio”, reitera Nanan Catalão.