Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/15 às 19h46 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Diálogos Culturais encerra rodada de consultas

COMPARTILHAR

Depois de mais de dois meses de debates, discussões e propostas para a cultura do DF

com participação de quase mil pessoas, chega ao fim na próxima segunda (27/07) uma etapa do projeto Diálogos Culturais – Consulta Pública, com a participação dos moradores do Plano Piloto.

Representantes da secretaria e comunidade vão debater, a exemplo do que aconteceu nas outras cidades, propostas com o objetivo de revisar e elaborar políticas culturais para a elaboração do Plano de Cultura do Distrito Federal, além de abrir espaço entre os órgãos do Governo de Brasília e a sociedade civil para a construção de uma agenda única de cultura para o DF.

Enquanto o plano definirá as linhas prioritárias de ação para a arte e cultura do DF nos próximos 10 anos, o Sistema de Cultura do DF estabelecerá as responsabilidades de sua execução.  Juntos, os documentos comporão a lei Geral da Cultura do Distrito Federal.

Segundo o secretário de Cultura, Guilherme Reis, “a expectativa é fechar os 24 encontros com uma radiografia do movimento cultural do DF hoje, dos seus anseios, dos seus desejos, das suas questões locais e de que forma a secretaria pode agir para facilitar soluções”.


Após a consulta, o plano e o Sistema de Cultura do DF seguirão para a aprovação da Câmara Legislativa, no início de 2016. A proposta é que as diretrizes estejam previstas em lei que garanta o financiamento, desenvolvimento e sustentabilidade das ações culturais em todo o Distrito Federal. 

 

Os Diálogos Culturais fazem parte de um esforço de transparência de gestão e participação social por parte da Secretaria de Cultura junto à comunidade cultural e a todos os cidadãos do DF. 


O avanço na elaboração de um marco legal para as políticas públicas de cultura faz parte do processo de integração do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Cultura, implementado pelo Ministério da Cultura (MinC). Assim como o DF, todos os demais estados brasileiros estão elaborando seus planos e sistemas. 


Além dos encontros nas RAs, é possível participar do processo de validação do Plano de Cultura pela internet no site participa.br/culturadf. Interessados devem se cadastrar no site, que fica aberto para contribuições até o dia 31 de julho.

 

Diálogos Culturais – Consulta Pública

Quando: 27 de julho

Onde: Administração do Plano Piloto

Hora: 18h30

Entrada franca

Informações: 3325-6220