Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/17 às 14h12 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Diálogos Culturais debate política para festivais

COMPARTILHAR

Edição da escuta teve grande adesão do setor cultural

Com o objetivo de estruturar uma política cultural voltada para Festivais e Ações Calendarizadas, a Secretaria de Cultura realizou, na última terça-feira (26), o Diálogos Culturais: Festivais e Ações Calendarizadas. A iniciativa contou com a participação de mais de 70 realizadores de festivais e eventos de artes cênicas, cinema, música, dança, arte urbana, circo, culturas populares, representantes de escolas de samba e artistas, que lotaram o Espaço Território Criativo na Biblioteca Nacional.

O secretário Guilherme Reis indicou a necessidade de aprofundar e dar continuidade ao debate, pois é um processo fundamental para construção de diretrizes que conduzam a uma política voltada aos festivais e ações calendarizadas. “É preciso ouvir, fortalecer os instrumentos de apoio às iniciativas já existentes, conhecer as demandas do setor. Os festivais dialogam com todas as linguagens da arte e tem grande potencial de democratizar o acesso a elas e a sua produção”, destacou Guilherme.

Os participantes levantaram pontos importantes a partir de suas experiências no processo de realização dos eventos, como as formas fomento de manutenção por períodos, a formação de novos públicos, parcerias com demais órgãos do GDF, ocupação dos espaços culturais, agenda de promoção e difusão das iniciativas do DF, criação de uma rede colaborativa de festivais, maior envolvimento de empresas estatais do DF; diversificação dos mecanismos de financiamento, dentre outros.

Estiveram presentes a Secretária Adjunta, Mariana Soares, o Subsecretário de Fomento e Incentivo, Thiago Rocha, a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, a Assessora de Políticas Culturais Daniela Diniz e Laiza Spagna, Assessora da AJL.

Confira a galeria de fotos: https://goo.gl/R1RbAB