Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/11 às 12h35 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Dia Mundial da Água será comemorado no Museu Nacional

COMPARTILHAR

Nesta terça-feira, será comemorado o Dia Mundial da Água no Museu Nacional da República com o lançamento oficial do “Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água”. No evento, será assinado o edital do Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), para seleção de novos empreendimentos. Estarão presentes na solenidade o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu e o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

A Agência Nacional de Águas e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), também, farão o lançamento do livro “Cuidando das Águas – Soluções para Melhorar a Qualidade dos recursos hídricos”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que traz anexo com soluções propostas pela ANA.

* O Atlas

Coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) com a participação de instituições federais e entidades dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, o Atlas consolida um amplo trabalho de diagnóstico e planejamento nas áreas de recursos hídricos e saneamento no Brasil, com foco na garantia da oferta de água para o abastecimento das sedes urbanas em todo o País.

A partir dos resultados de diagnóstico detalhado, em que foram avaliados todos os mananciais e sistemas de produção de água de cada sede urbana do País, são indicadas as principais obras e ações de gestão para o atendimento das demandas até 2025. Adicionalmente, são indicadas ações de coleta e tratamento de esgoto necessárias para a proteção da qualidade das águas dos mananciais.

O Atlas Brasil, que será lançado no dia 22 de março, é fruto de uma seqüência de estudos que vêm sendo desenvolvidos desde o ano de 2005 e que se iniciaram pela Região Nordeste, tiveram continuidade com a Região Sul e as Regiões Metropolitanas de todo o País e agora incluem a totalidade do território nacional, ampliando e aprimorando a primeira experiência bem sucedida com o Atlas Nordeste para todos os 5.565 municípios brasileiros.

Ao abordar também os custos das soluções propostas e os arranjos institucionais mais indicados para viabilizá-las, o Atlas se insere em um contexto mais amplo de planejamento e formulação de políticas públicas, oferecendo um portfólio de projetos e obras abrangente e disponibilizando ferramenta adequada para a tomada de decisões e racionalização de investimentos.

* Com informações da Agência Nacional de Águas.

Publicada em 2011