Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/12 às 13h50 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

DF sediará primeiro encontro do Fórum Nacional de Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural

COMPARTILHAR

A preservação do patrimônio cultural brasileiro foi tema do Primeiro Encontro Nacional das Instituições de Preservação do Patrimônio Cultural realizado no Recife entre os dias 24 e 26 de abril de 2012. 

Durante os três dias, representantes de 13 estados e do Distrito Federal participaram de debates, seminários e palestras com o objetivo de promover o fortalecimento das instituições estaduais de preservação patrimonial e permitir o conhecimento e a integração das políticas de preservação.

 

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, participou como conferencista e ouviu as reivindicações dos demais participantes do encontro.

 

Todos os estados responderam a um questionário que resultará em um panorama da realidade comum entre as regiões. O documento deverá orientar as discussões a respeito da construção de uma rede permanente de preservação patrimonial.


CARTA DO RECIFE

No último dia, os representantes estaduais e do DF redigiram a “Carta do Recife”, que apresenta considerações e recomendações para proteção do patrimônio cultural. Entre as recomendações estão o fortalecimento das instituições estaduais e do DF e a consolidação do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural.

A “Carta do Recife” recomenda ainda parcerias com as secretarias estaduais e municipais de educação para que patrimônio cultural seja incluído nos conteúdos curriculares, com a capacitação dos professores das redes públicas de ensino.

FÓRUM NACIONAL


Durante o encontro, foi criado o Fórum Nacional de Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural.

O primeiro encontro do Fórum será realizado em Brasília, de primeiro a três de agosto de 2012. Uma das propostas, além de dar continuidade à troca de informações e à construção de uma política comum, é trazer para compor o Fórum os estados que não participaram do encontro no Recife.

{gallery}galerias/primeiro_encontro_forumnacional{/gallery}