Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/12 às 13h18 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

DF passa a integrar o SNC

COMPARTILHAR

 

O Distrito Federal será mais uma unidade da Federação a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O ato foi definido na tarde desta quinta-feira (13), em Brasília, durante um encontro da ministra da Marta Suplicy, o governador Agnelo Queiroz, Hamilton Pereira, no Ministério da Cultura (Minc).

No encontro, a ministra Marta Suplicy também apresentou ao governador do Distrito Federal, uma proposta de parceria permanente ente o Museu Nacional da República, gerido pelo GDF, e a instituição inglesa, Victoria and Museum (V&A).

A comitiva do GDF foi composta pelos secretários de cultura, Hamilton Pereira, e o chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

Brasília adere ao SNC
Durante a reunião, ficou definido que o Governo do Distrito Federal passará a o integrar o Sistema Nacional de Cultura, logo no início de 2013.
Com isso, o DF se compromete a criar seus sistemas de cultura, compostos por Secretarias de Cultura, Conselho de Política Cultural, Conferência de Cultura, Comissão Intergestores, Plano de Cultura, Sistema de Financiamento à Cultura, Sistema de Informações e Indicadores Culturais, Programa de Formação de Gestores Culturais e Sistemas Setoriais de Cultura, dando um passo firme na estruturação da gestão cultural no distrito.

Parceria entre Museus
Segundo Marta Suplicy, a oportunidade de parceria com o Museu Nacional da República surgiu no início deste mês, durante a agenda do MinC na Inglaterra. Na ocasião a ministra foi recebida pelo diretor do V&A em Londres, que revelou com entusiasmo o interesse do museu em desenvolver uma parceria em logo prazo com o Brasil. “A ideia é trazer sem custos uma exposição que envolveria áreas de design, arquitetura, urbanismo e artesanato além de obras gregas e romanas. Seria uma grande valorização para o Museu, principalmente neste período de Copa do Mundo”, projetou a ministra.

Entusiasmado com a iniciativa o governador Agnelo, colocou o Museu da República à disposição e garantiu esforços. “Sem dúvidas é um ótimo projeto, vamos trabalhar para que ele se realize o quanto antes”, concluiu.

Ainda aproveitando o período da Copa do Mundo, a ministra também sugeriu que o governo local promovesse uma exposição indígena que retrata o ritual Quarup, celebrado pelos povos da região do Xingu, no Brasil. De acordo com o governador, a mostra poderá ser feita no Memorial dos Povos Indígenas, “Temos um espaço idealizado por Oscar Niemeyer, reservado para eles, será um prazer recebê-los”, concorda.

Com informações do Ministério da Cultura : Texto: Pablo Rodrigo e Fotos:Elisabete Alves