Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/13 às 12h26 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Detran arrecada 1,5 mil livros em três dias para bibliotecas do DF

COMPARTILHAR


Doação pode ser feita nas unidades do órgão

O Departamento de Trânsito do DF recolheu, somente nos três primeiros dias úteis desta semana, 1,5 mil livros doados por usuários dos serviços do órgão. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Secretaria de Cultura para estimular a leitura e ajudar as bibliotecas públicas do DF.

“O órgão sempre teve ações isoladas de servidores para arrecadar agasalhos, alimentos ou até mesmo livros para entregar a creches e escolas, mas esta foi a primeira ação sistemática e oficial”, lembrou o diretor-geral do Detran, Albano de Oliveira Lima.

A inicitiva, que segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é única no país, surgiu de Wilson Rossato, servidor do Detran há mais de 20 anos e agora coordenador do projeto.

No último ano, por exemplo, em uma ação isolada, Rossato arrecadou mais de 400 obras em um único mês. “Agora que esta doação se tornou pública para o cidadão, esse número deve aumentar bastante, e quem ganha é a sociedade”, enfatizou.

No projeto podem ser doados quaisquer livros de interesse geral, desde que não estejam muito desatualizados e possam ser reutilizados. São aceitos romances, biografias, infantis, infanto-juvenis, livros jurídicos e das mais diversas áreas do conhecimento.

As unidades do Detran de Taguatinga, Gama, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Recanto das Emas, SIA, Shopping Popular e Paranoá estão habilitadas para receber os livros.