Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/19 às 14h36 - Atualizado em 31/05/19 às 16h02

Debate sobre políticas públicas culturais para conservação e restauro de patrimônio gera grupo de trabalho

COMPARTILHAR

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) realizou, na tarde de ontem (29), no auditório do Museu Nacional da República, a segunda audiência pública programada para debater a linha de conservação e restauro que será lançada dentro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O debate contou com a presença dos subsecretários de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro e de Patrimônio Cultural, Cristian Brayner e agentes culturais do DF.

Na ocasião, os subsecretários apresentaram tópicos do edital, com avaliações baseadas no mérito cultural do projeto, propostas, admissibilidade dos proponentes, até o objetivo principal, que consiste na reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro e responderam as dúvidas da comunidade artística sobre a legalidade do edital quando se trata da utilização do FAC.

 

Os representantes da Secec, defenderam que a medida de restauro está dentro da legalidade e se disponibilizaram para abrir um espaço de interlocução direta com a comunidade, apontando os benefícios das propostas apresentadas para a Cultura do DF.

 

De acordo com o subsecretário de patrimônio, Cristian Brayner, o encontro também visa estreitar a relação entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e os pleitos defendidos pelos fazedores de cultura da cidade. “Este espaço dá a oportunidade de nos conhecermos e alinhar as demandas da classe de maneira humanizada, com empatia em prol das necessidades de trabalho dos agentes culturais, e especialmente, das comunidades em que atuam”, conclui o subsecretário.

 

Diante dos encaminhamentos, as partes propuseram a criação de um grupo de trabalho, destinado a fomentar estratégias para a promoção de políticas públicas entre a Secec e os agentes culturais do Distrito Federal. Já no início do segundo semestre a Secec convidará toda a sociedade para uma audiência pública destinada a estabelecer o grupo em questão.

 

Leia também...