31/03/17 às 16h12 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Cultura promove encontro dos conselhos regionais

Evento busca fortalecer atuação dos conselheiros e gerentes de cultura do DF

A Secretaria de Cultura e o Conselho de Cultura do DF realizam neste fim de semana o I Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura do DF. O evento, que ocorre nos auditórios do Museu Nacional, debaterá o papel dos Conselhos Regionais de Cultura recém-formados a partir de um processo inédito de eleições por todas as regiões administrativas. Outros pontos importantes a serem trabalhados durante o encontro dizem respeito à descentralização das políticas de cultura e articulação entre sociedade civil e poder público.

Na ocasião, conselheiros de cultura, gerentes de cultura e administradores regionais poderão participar de atividades e oficinas para instrumentalizar suas ações voltadas ao setor cultural, além de aprofundar questões relativas à Lei Orgânica da Cultura (LOC), processos legais e formais, comunicação digital e uso da plataforma Mapa nas Nuvens.

Trata-se de um espaço para fortalecer a participação dos conselheiros regionais. “Olho pra trás e vejo um avanço nas instâncias atuais de participação cidadã no âmbito da cultura. A nova estrutura desses conselhos está conseguindo estimular uma forma mais forte, mais coesa e mais precisa de sensibilizar o poder público sobre suas demandas territoriais, a partir da voz de representantes das comunidades locais”, avalia o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

O processo de restabelecimento dos conselhos regionais foi iniciado em 2015, quando a Secretaria de Cultura e o Conselho de Cultura do DF começaram o diálogo com a sociedade civil para formular propostas para o fortalecimento das instâncias de participação social. Dessas discussões saíram uma nova resolução do CCDF reestruturando e regulamentando os CRCs, o que culminou nos seminários e nas eleições para conselheiros regionais de cultura nas RAs e que culmina neste encontro.

O presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal, André Leão ressalta a importância de ações como essas: “As novas instâncias de participação e representação social estão intrinsecamente ligadas à participação das cidades na proposição de políticas culturais.”

MESA DE ABERTURA

Dia 1 de abril

9h30 às 10h | Auditório I

Fala de abertura: Guilherme Reis, Secretário de Estado de Cultura do DF.

10h às 12h | Auditório I

O papel dos Conselhos Regionais de Cultura

Ementa: Serão abordadas as atribuições dos Conselhos Regionais de Cultura do DF, à luz da Lei 1960/98 e do projeto da Lei Orgânica da Cultura do DF.

13h30 às 16h | Auditório I

Como participar? Boas práticas de participação social

Ementa: Exposição de casos com enfoque na participação social, em diversas áreas. Abordagens para o bom andamento e continuidade dos trabalhos de um Conselho.

Explicação de princípios éticos e postura dos Conselheiros para boas reuniões.

14h às 15h30 | Auditório II

Encontro Aberto com Administradores Regionais

Condução:

Guilherme Reis, Secretário de Estado de Cultura

Sérgio Sampaio, Secretário da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais

Marcos Dantas, Secretário de Estado das Cidades

16h30 às 18h | Auditório I

Descentralizando a Cultura: Como levar as políticas públicas culturais para sua cidade?

O que é o Sistema de Arte e Cultura do DF. Gerências de Cultura como agentes deste Sistema. Exposição de políticas e programas da Secretaria de Cultura. Formas de adesão das

Administrações Regionais aos programas da secretaria.

16h30 às 18h | Auditório II

– Mobilizando a Comunidade: A comunicação pelas mídias sociais

Expor a importância de divulgar as informações sobre os trabalhos do Conselho Regional, e da convocação da comunidade local para participação em plenária. Mídias sociais como ferramenta de mobilização e informação. Como montar e manter uma rede social com forte engajamento.

– Arrumando a casa: Como elaborar o regimento interno?

Passo a passo para construir um bom regimento interno. O que alterar, ou não, no modelo de regimento interno de acordo com as necessidades de funcionamento do Conselho Regional. Técnica para elaboração de regimento.

– Criando Memória: Registro e elaboração de atas

Formalizar e tornar público os conteúdos e encaminhamentos das reuniões do Conselho Regional. Modelos de atas em formato acessível buscando clareza e objetividade. Possibilidades para o registro de reuniões, como softwares que podem apoiar na gravação, transcrição e síntese das reuniões.

Dia 2 de abril

10h às 12h | Auditório I

Mapa nas Nuvens: a demanda por uma cartografia cultural do DF e RIDE.

Como se cadastrar no Mapa nas Nuvens e a particularidade de cada território. Como mapear outros agentes, equipamentos e ações culturais por meio da plataforma. Criando informações culturais sobre o território por meio do

programa. Próximas ações do Mapa nas Nuvens e como cada Conselho Regional pode participar.

13h30 às 17h30 | Anexo do Museu Nacional

Grupos de Trabalho

Os CRC na prática: formação de grupos para elaboração do plano de ação de cada Conselho Regional.

Jogo: macroterritórios da cultura. Disponibilização de parâmetros para criação de macroterritórios e como participar da formulação de políticas culturais em rede. Sistematização e apresentação das metodologias de participação e plano de ação de cada macro território.