Evento busca fortalecer atuação dos conselheiros e gerentes de cultura do DF
A Secretaria de Cultura e o Conselho de Cultura do DF realizam neste fim de semana o I Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura do DF. O evento, que ocorre nos auditórios do Museu Nacional, debaterá o papel dos Conselhos Regionais de Cultura recém-formados a partir de um processo inédito de eleições por todas as regiões administrativas. Outros pontos importantes a serem trabalhados durante o encontro dizem respeito à descentralização das políticas de cultura e articulação entre sociedade civil e poder público.
Na ocasião, conselheiros de cultura, gerentes de cultura e administradores regionais poderão participar de atividades e oficinas para instrumentalizar suas ações voltadas ao setor cultural, além de aprofundar questões relativas à Lei Orgânica da Cultura (LOC), processos legais e formais, comunicação digital e uso da plataforma Mapa nas Nuvens.
Trata-se de um espaço para fortalecer a participação dos conselheiros regionais. “Olho pra trás e vejo um avanço nas instâncias atuais de participação cidadã no âmbito da cultura. A nova estrutura desses conselhos está conseguindo estimular uma forma mais forte, mais coesa e mais precisa de sensibilizar o poder público sobre suas demandas territoriais, a partir da voz de representantes das comunidades locais”, avalia o secretário de Cultura, Guilherme Reis.
O processo de restabelecimento dos conselhos regionais foi iniciado em 2015, quando a Secretaria de Cultura e o Conselho de Cultura do DF começaram o diálogo com a sociedade civil para formular propostas para o fortalecimento das instâncias de participação social. Dessas discussões saíram uma nova resolução do CCDF reestruturando e regulamentando os CRCs, o que culminou nos seminários e nas eleições para conselheiros regionais de cultura nas RAs e que culmina neste encontro.
O presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal, André Leão ressalta a importância de ações como essas: “As novas instâncias de participação e representação social estão intrinsecamente ligadas à participação das cidades na proposição de políticas culturais.”
Programação
MESA DE ABERTURA
Dia 1 de abril
9h30 às 10h | Auditório I
Fala de abertura: Guilherme Reis, Secretário de Estado de Cultura do DF.
10h às 12h | Auditório I
O papel dos Conselhos Regionais de Cultura
Ementa: Serão abordadas as atribuições dos Conselhos Regionais de Cultura do DF, à luz da Lei 1960/98 e do projeto da Lei Orgânica da Cultura do DF.
13h30 às 16h | Auditório I
Como participar? Boas práticas de participação social
Ementa: Exposição de casos com enfoque na participação social, em diversas áreas. Abordagens para o bom andamento e continuidade dos trabalhos de um Conselho.
Explicação de princípios éticos e postura dos Conselheiros para boas reuniões.
14h às 15h30 | Auditório II
Encontro Aberto com Administradores Regionais
Condução:
Guilherme Reis, Secretário de Estado de Cultura
Sérgio Sampaio, Secretário da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais
Marcos Dantas, Secretário de Estado das Cidades
16h30 às 18h | Auditório I
Descentralizando a Cultura: Como levar as políticas públicas culturais para sua cidade?
O que é o Sistema de Arte e Cultura do DF. Gerências de Cultura como agentes deste Sistema. Exposição de políticas e programas da Secretaria de Cultura. Formas de adesão das
Administrações Regionais aos programas da secretaria.
16h30 às 18h | Auditório II
Oficinas
– Mobilizando a Comunidade: A comunicação pelas mídias sociais
Expor a importância de divulgar as informações sobre os trabalhos do Conselho Regional, e da convocação da comunidade local para participação em plenária. Mídias sociais como ferramenta de mobilização e informação. Como montar e manter uma rede social com forte engajamento.
– Arrumando a casa: Como elaborar o regimento interno?
Passo a passo para construir um bom regimento interno. O que alterar, ou não, no modelo de regimento interno de acordo com as necessidades de funcionamento do Conselho Regional. Técnica para elaboração de regimento.
– Criando Memória: Registro e elaboração de atas
Formalizar e tornar público os conteúdos e encaminhamentos das reuniões do Conselho Regional. Modelos de atas em formato acessível buscando clareza e objetividade. Possibilidades para o registro de reuniões, como softwares que podem apoiar na gravação, transcrição e síntese das reuniões.
Dia 2 de abril
10h às 12h | Auditório I
Mapa nas Nuvens: a demanda por uma cartografia cultural do DF e RIDE.
Como se cadastrar no Mapa nas Nuvens e a particularidade de cada território. Como mapear outros agentes, equipamentos e ações culturais por meio da plataforma. Criando informações culturais sobre o território por meio do
programa. Próximas ações do Mapa nas Nuvens e como cada Conselho Regional pode participar.
13h30 às 17h30 | Anexo do Museu Nacional
Grupos de Trabalho
Os CRC na prática: formação de grupos para elaboração do plano de ação de cada Conselho Regional.
Jogo: macroterritórios da cultura. Disponibilização de parâmetros para criação de macroterritórios e como participar da formulação de políticas culturais em rede. Sistematização e apresentação das metodologias de participação e plano de ação de cada macro território.