Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/14 às 23h01 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Cultura popular ganha espaço inédito no Fan Fest DF

COMPARTILHAR


Estrutura do Maior São João do Cerrado traz artesanato e apresentações musicais



O mês de junho é tradicionalmente uma época de festas populares brasileiras. Porém, neste ano, a Copa do Mundo FIFA divide espaço no calendário nacional. Pensando nisso, o Maior São João do Cerrado traz, para dentro do FIFA Fan Fest DF, um pouco da sua estrutura. Única em todo o país, os visitantes poderão conferir 12 apresentações musicais, além do comércio de artesanato.

O espaço montado é composto pela Vila Borborema, Coreto, o Sítio, o Seu João e a Kombi. Na Vila, turistas e brasilienses podem conferir a exposição de produtos de 24 artesões. Bijuterias, tapetes e camisetas personalizadas são alguns dos itens oferecidos.

Entre os expositores, está a artesã Amélia da Costa. Há 43 anos em Brasília, ela destaca a oportunidade de mostrar o trabalho em um evento desta dimensão. “Tenho a oportunidade de mostrar meu trabalho. Aqui converso com todo mundo, faço muitos contatos. Inclusive, com estrangeiros”, explica Amélia.

Já no Coreto, é possível conferir as atrações musicais de ritmos populares brasileiros, principalmente da região do Nordeste. Grupos de quadrilhas e forró prometem animar os visitantes da festa.

Um deles é cantor e compositor Bob Nickson. Há oito anos no elenco musical da tradicional festa, o artista garante que a ideia é muito boa, pois aumenta a visibilidade dessas atrações. ”Além disso, está gerando empregos para artistas e pessoas ligadas a cultura na região”, lembra Bob.

Completando o espaço temos a Kombi e a Cozinha do Sítio do Seu João. Localizada na abertura do espaço, o veículo é uma homenagem aos candangos nordestinos que vieram para o planalto central auxiliar na construção da nova capital. No Sítio, é possível provar o verdadeiro café do interior, servido na hora.

Apesar de pequeno, o espaço já faz sucesso entre os frequentadores do FIFA Fan Fest. O equatoriano Maurício Zalanca se impressionou com a estrutura montada. “Achei bem diferente e interessante”. Acompanhando Maurício, a também equatoriana Gabriela Garaioa elogia a cidade. “Gostei muito do que vi”, disse Gabriela. O casal visitou pontos turísticos, como a Catedral, e curtiram as atrações do FIFA Fan Fest desta segunda-feira (16).

Segundo a idealizadora e produtora do Maior São João do Cerrado, Edilane Oliveira, a ideia do projeto surgiu para trazer um pedacinho das tradicionais festas juninas para o espaço onde o futebol é o centro das atenções. “Queríamos juntar a alegria do futebol com a alegria da cultura popular” explica Edilane.

A idealizadora destaca ainda o fato do espaço ser o único em todas as Fan Fests do país. “Depois de muita luta, é um orgulho conseguir trazer esse espaço para a festa”, completa Edilane.

Maior São João do Cerrado
A festa deste ano acontece entre os dias 06 e 10 de agosto. O evento do ano passado, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de agosto, atraiu cerca de 250 caravanas de outros estados e até países vizinhos. Entre os estados nacionais, ganham destaque Goiás e São Paulo.


Veja o vídeo