Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/14 às 18h22 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Cultura e Trabalho instituem incubadora BSB Criativa

COMPARTILHAR


Espaço vai fomentar o empreendimento cultural do DF


 

O Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e o Secretário do Trabalho, Wagner Rodrigues, assinaram, na manhã desta sexta-feira (30), portaria conjunta instituindo o escritório-modelo “BSB Criativa e Casa do Artesão”. O evento ocorreu durante a caravana do GDF Junto de Você, em Taguatinga. O projeto fica na região até o dia 1° de junho.

A Incubadora é uma parceria das secretarias com o Ministério da Cultura e tem por objetivo fomentar o empreendimento cultural por meio da capacitação e produção na Economia Criativa. Artesãos, agentes e entes culturais do DF serão capacitados e auxiliados na elaboração de projetos para a captação de recursos públicos e para concorrer a editais, como os lançados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Em ato simbólico, o governador Agnelo Queiroz, presente no evento, também assinou a portaria conjunta, demonstrando o comprometimento do Governo do Distrito Federal com a cultura da cidade.

O escritório-modelo “BSB Criativa e Casa do Artesão” deve ser inaugurado no início do mês de julho e será instalado no Ed. Darcy Ribeiro, no Conic.

Sobre o BSB Criativa

O projeto reúne as ações Criativa Birô e Pontão de Cultura, cada um com recursos de R$ 1,5 milhão. O Criativa Birô oferecerá consultoria aos artistas na captação de recursos e prestação de contas para editais e leis de incentivo. Haverá ainda um curso de qualificação para gestão de empreendimentos criativos com foco no plano de negócios, plano estratégico e plano de marketing. Palestras sobre empreendedorismo também estão previstas.

Já o Pontão de Cultura terá cursos de organização, planejamento e realização, gestão de convênios e conceitos básicos do processo licitatório. O espaço também vai oferecer o?cinas de artes e cultura digital, produção de revista e DVD de divulgação das atividades realizadas pelos Pontos de Cultura do DF.