10/02/21 às 17h32 - Atualizado em 22/02/21 às 12h18

Ascom/Secec e Ascom/Secretaria de Educação

10.02.21

17:00:01

Há um prédio pequeno, baixo, redondo e espelhado que passa despercebido ao olhar de quem trafega no Eixo Monumental a caminho do Congresso Nacional. A paisagem à direita no início da Esplanada dos Ministérios é dominada pelas curvas do Museu Nacional e pelo amplo prédio da Biblioteca Nacional. Entre os dois, o prédio menor foi imaginado por Oscar Niemeyer para abrigar um restaurante. Mas ele nunca foi ocupado de forma contínua.

A vida dentro daquela estrutura de concreto e vidro começou a nascer precisamente na manhã desta quarta-feira, 10.02: numa solenidade simples, os secretários de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, administrador do Complexo da República, e de Educação, Leandro Cruz, assinaram o ato de parceria que criará o Oscar – Escola de Sabores.

“A população quer que nossos equipamentos sejam mais que um monumento na paisagem. Esse espaço vai ganhar uma vitalidade para essa área de vocação cultural, que, em breve, estará agregada ao Teatro Nacional reformado”, diz Bartolomeu Rodrigues.

“Sabemos que o processo de aprendizagem de um indivíduo se potencializa em experiências culturais. Esse restaurante-escola traz fortemente essa preocupação. Agora, é começar a obra”, conta Leandro Cruz.

PARCERIA FRUTÍFERA

Trata-se de um restaurante escola, o primeiro gerido pela Secretaria de Educação, com início de funcionamento previsto ainda para o primeiro semestre do ano letivo de 2021. A iniciativa partiu de uma ideia de Leandro Cruz, prontamente aprovada pelo secretário de Cultura. O objetivo da nova escola é oferecer oportunidades de qualificação e de emprego, além de ser opção gastronômica nacional e internacional com preços abaixo do mercado, aberta no coração da capital.

“Queremos proporcionar educação profissional para jovens e adultos, desenvolver estratégias para que as pessoas que fizerem os cursos sejam inseridas no mundo do trabalho e incentivar o empreendedorismo. O Distrito Federal tem um  potencial muito grande na área de gastronomia, no turismo, para aqueles que querem iniciar seu próprio negócio na produção alimentícia. Com esta iniciativa, vamos qualificar ainda mais esta prestação de serviço, gerar emprego e renda”, afirma o secretário de Educação, Leandro Cruz.

“Neste momento que assinamos o ato, eu gostaria de fazer uma sugestão sobre o nome do lugar. Que não seja simplesmente Restaurante-Escola, mas Escola de Sabores, e que tenha Oscar, já que o projeto é dele”, disse, bem humorado, o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues. “Vai ser uma linda homenagem quando, no futuro, a gente possa dizer: vamos ali comer no Oscar.”

Localizado no Setor Cultural Sul, o restaurante-escola, ou Oscar – Escola de Sabores, será coordenado pelo Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina (CEP-ETP). O espaço cedido tem dois pavimentos e área total construída de 495 metros quadrados. O local será readequado pela Secretaria de Educação, com reforma, compra de equipamentos e de mobiliário.

PROGRAMA DE CURSOS

Os cursos de educação profissional vão atender  jovens e adultos do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE), de diversos níveis de escolaridade, desde pessoas da comunidade em geral até estudantes do ensino médio, na parte flexível do currículo. As aulas serão tanto para quem já tem emprego e quer se aperfeiçoar ou mudar de área como para quem pretende ingressar no mundo do trabalho, seja prestando serviço a terceiros ou montando se próprio negócio.

“O restaurante-escola terá uma dupla finalidade, de um lado formando mão-de-obra especializada numa área em que o Distrito Federal tem potencial para expandir-se cada vez mais, e, de outro, contribuindo para dinamizar o espaço externo do Museu da República, referência no coração da cidade. Em breve, dentro da normalidade que tanto aguardamos, teremos um lugar onde a gastronomia pode explorar a diversidade cultural que vai além do regional, explorando também as experiências de outros países com representação na capital do País”, avalia o titular da Cultura, Bartolomeu Rodrigues.

O cronograma de realização, o número de vagas e os processos seletivos serão divulgados em março. Os cursos e os pré-requisitos já estão definidos:

Qualificação profissional para a comunidade em geral

Curso Carga horária Escolaridade mínima exigida Idade mínima exigida
Agente de gestão de resíduos sólidos 240 horas Ensino médio (incompleto) 18 anos
Agente de segregação e coleta de resíduos sólidos 160 horas Ensino fundamental (anos iniciais incompletos) 18 anos
Atendente de lanchonete 160 horas Ensino fundamental (anos finais incompletos) 16 anos
Auxiliar de cozinha 220 horas Ensino fundamental (anos finais completos) 16 anos
Auxiliar em nutrição e dietética 240 horas Ensino fundamental (anos finais completos) 18 anos
Barista 160 horas Ensino fundamental (anos iniciais completos) 16 anos
Bartender 200 horas Ensino fundamental (anos finais completos) 18 anos
Churrasqueiro 160 horas Ensino fundamental (anos iniciais incompletos) 18 anos
Cozinheiro 400 horas Ensino fundamental (anos iniciais completos) 16 anos
Cozinheiro industrial 360 horas Ensino fundamental (anos iniciais completos) 16 anos
Garçom 200 horas Ensino fundamental (anos finais completos) 16 anos
Operador de tratamento de resíduos sólidos 160 horas Ensino fundamental (anos iniciais completos) 18 anos
Pizzaiolo 160 horas Ensino fundamental (anos iniciais completos) 18 anos
Salgadeiro 160 horas Ensino fundamental (anos iniciais completos) 16 anos
Sommelier 200 horas Ensino médio (completo) 18 anos

Cursos técnicos de nível médio

*Podem ser feitos de forma subsequente, ou seja, depois da conclusão do ensino médio, ou de maneira concomitante para os que estiverem cursando o ensino médio regular ou a educação de jovens e adultos.

Curso Carga horária
Técnico em confeitaria 800 horas