Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/16 às 19h42 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Cultura abre chamamento para artistas do DF na III Bienal do Livro

COMPARTILHAR

Autores, contadores de história, companhias de teatro e músicos podem participar

A Secretaria de Cultura do DF abriu nesta sexta (30) edital de chamamento público para selecionar escritores e artistas que irão integrar a programação da III Bienal Brasil do Livro e da Leitura, de 21 a 30 de outubro deste ano. A iniciativa integra o Conexão Cultura DF – Programa de Promoção, Difusão e Intercâmbio Cultural, que visa o fortalecimento da circulação da arte local, por meio de valorização dos talentos da cidade e de um processo transparente e democrático de seleção. As inscrições vão até o dia 10 de outubro. Baixe aqui o edital com a ficha de inscrição e os roteiros de elaboração de proposta.

O edital irá selecionar 12 escritores locais, três artistas ou grupos musicais, 16 grupos ou artistas de contação de histórias (oito infantis e oito para público jovem) e dez companhias teatrais (cinco com espetáculos destinados ao público infantil e cinco para público jovem). Todos os artistas devem estar habilitados (ou em processo de cadastramento ou ao menos preencham os requisitos para o cadastramento) no Siscult e inscritos como agente cultural na plataforma Mapa nas Nuvens, pelo sítio www.mapa.cultura.df.gov.br.

O fortalecimento das políticas do livro, leitura e da literatura é uma das prioridades da gestão da Secretaria de Cultura do DF. Somente em 2016, foram realizados o Circuito de Feiras Literárias, que passou por nove regiões administrativas, a Feira do Livro de Brasília (com apoio ao evento), a 1º Jornada Literária do DF e mais um bloco de editais do FAC com apoio a ações de incentivo à leitura em 10 bibliotecas e Biblioteca Nacional de Brasília – isso além de R$ 1,6 milhão investido na linguagem. Até o final do ano, será realizada a compra de dezenas de exemplares de livros para as 29 bibliotecas publicas do DF e paara o projeto Mala do Livro.

Um dos eventos mais relevantes do universo literário no Brasil, a Bienal Brasil do livro e da Leitura será realizada de 21 a 30 de outubro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, com acesso público e gratuito.

Em suas duas primeiras edições, a Bienal recebeu mais de 800 mil visitantes, 140 mil deles estudantes da rede pública de ensino. As vendas, somando as duas edições, superaram R$ 16 milhões, a partir da comercialização de mais de 785 mil livros.

Neste ano, a programação será composta de palestras, seminários, debates, lançamentos de livros, filmes, shows musicais e exposições. Serão convidados aproximadamente duzentos escritores. Além disso, espetáculos nas áreas de música, teatro, dança e contação de histórias oferecerão atividades para visitantes de todas as idades. Confira as novidades da edição em www.bienalbrasildolivro.com.br.