21/06/21 às 11h58 - Atualizado em 19/07/21 às 11h59

Conselhos Regionais têm inscrições abertas

Texto: Úrsula Rodrigues/ Editor: Sérgio Maggio (Ascom/Secec)

21.6.21

11:30:01

O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) abre, nesta segunda-feira (21.6), as inscrições para formar oito Conselheiros Regionais de Cultura (CRCs) para compor o triênio 2021/2024. O certame prevê a escolha de conselheiros para as Regiões Administrativas de Arniqueiras, Fercal, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Octogonal/Sudoeste, Park Way e SIA.

As inscrições seguem até 23 de julho (conforme alteração no DODF de 19.7), com eleições online marcadas para 2 a 10 de setembro de 2021.

Clique aqui para fazer a inscrição e entender o seu passo a passo

Conselhos Regionais de Cultura – Inscreva-se

As eleições dos Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) representam a visão da comunidade local dentro do Sistema de Arte e Cultura (SAC) do DF. Com posse marcada para o período de 30 de setembro e 5 de outubro, o conselheiro eleito ajudará na adoção e execução de políticas públicas que beneficiem a cultura em seu território. Essa interlocução é fundamental porque as Regiões Administrativas (RAs) são diversas nos contextos socioeconômicos e de realizações artísticas.

Assim, essa eleição complementar visa ter CRCs em todas as 33 RAs, num trabalho estratégico de mobilização do Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF).

Elizabeth Fernandes: estratégias

“Nós temos a Fercal, onde há uma vida cultural intensa, mas é uma RA relativamente nova e, por isso, é preciso um trabalho mais intenso de mobilização. O mesmo acontece no Lago Sul, onde os agentes culturais que residem lá desempenham suas funções artísticas em outras localidades, o que dificulta a inscrição”, explica Elizabeth Fernandes, presidente do CCDF.

BUSCA PELA INCLUSÃO

Candidatos representantes da sociedade civil com atuação comunitária e na área cultural serão eleitos pela comunidade local para o mandato de três anos. Desses solicitantes, oito serão da cultura e um representante da sociedade, líder comunitário. Entre os oito, um terá o cargo de representante de acessibilidade.

Para representar a inclusão, o candidato deve ser Pessoa com Deficiência (PCD), ou pessoa com comprovada experiência em arte e cultura e políticas afirmativas. A participação do futuro conselheiro depende da comprovação por currículo e portfólio, experiência de, no mínimo, três anos de atuação na RA de candidatura, dois anos de residência no Distrito Federal e idade igual ou superior a 18 anos na data da posse.

A presidente do CCDF, Elizabeth Fernandes, ressalta que é necessário o apoio das Administrações Regionais das localidad

es envolvidas para a realização das eleições. “Os conselhos ajudam administradores regionais no seu trabalho. Especialmente em regionais com dificuldade para reunir seus conselheiros”, relata.

Vice-presidente do CCDF, Iara Alves (foto) acredita que a cultura abarca o lidar social e suas atividades. Portanto, a eleição do conselheiro local é de extrema importância para o desenvolvimento regional e a manutenção dos costumes e expressão do cotidiano daquele povo.

“O meu desejo é de que as regiões tenham seus Conselhos de Cultura para que possam integrar o sistema de forma eficaz. E, assim, tenham mais subsídios de política cultural e poder de pertencimento da cultura local, com suas características próprias. Para isso, a função do líder comunitário é fundamental, pois é pertencente e tem reconhecimento e proximidade pela população local, além de trazer uma ampla perspectiva sobre a região, o que complementa a visão do Conselho.”, diz.

• Acompanhe o cronograma
    • Inscrição de candidaturas 21 de junho a 23 de julho de 2021.
    • Diligências e habilitação das candidaturas válidas 24 a 28 de julho de 2021.
    • Divulgação das candidaturas habilitadas 30 de julho a 5 de agosto de 2021.
    • Recebimento de recursos 6 a 12 de agosto de 2021.
    • Divulgação das candidaturas válidas 16 a 30 de agosto de 2021.
    • Realização das eleições On Line 2 a 10 de setembro de 2021.
    • Homologação do resultado das eleições 15 a 21 de setembro de 2021.
    • Publicação DODF dos Eleitos 23 a 28 de setembro de 2021.
    • Posse WEB/Presencial 30 de setembro a 5 de outubro de 2021.

Conheça o CCDF

Informações e dúvidas: candidatura.conselhodecultura.df@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br