12/06/12 às 13h48 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

Conselhos de Cultura são chamados para articular ações do governo e da comunidade

foto conselho

Nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Cultura do Distrito Federal iniciou a série das seis reuniões que serão realizadas para discutir o papel dos Conselhos Regionais de Cultura do DF.

Desta vez o encontro ocorreu no Auditório da Administração de Sobradinho, e contou com a presença de Conselheiros da Região que envolve Sobradinho I e II, Planaltina, Paranoá, Varjão e Itapuã, a administradora de Sobradinho, Maria America Menezes Bonfim, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, deputado Distrital Claudio Abrantes e o Coordenador de Participação Popular da Secretaria de Cultura, Nelson Gilles.

Durante o encontro, o presidente da frente parlamentar destacou o papel primordial dos Conselhos devido à capilaridade que possuem na sociedade. E disse ser positiva a iniciativa da Secretaria. “Isso significa a volta da valorização dos Conselhos de Cultura”, destacou o deputado.

Gilles fez uma explanação sobre a lei nº 1.960 de 1998 que estabelece as Competências e as atribuições dos Conselhos Regionais de Cultura. E destacou o art. 2º que estabelece a função dos Conselhos como articuladores das ações do governo e da comunidade nas áreas da cultura e das artes, no âmbito de cada Região Administrativa.

Na oportunidade do encontro a diretora da Rádio Cultura, Alice Campos convocou os conselheiros para colaborarem com a divulgação da rádio como um instrumento público de comunicação além da participação da sociedade nos colóquios que ocorrerão no dia 16 de junho, em Sobradinho e Planaltina. “Alinhar um conteúdo produzido pelos profissionais da emissora e a veiculação de programas colaborativos que dialoguem com perspectiva de pluralidade e diversidade para atingir um público cada vez mais amplo da nossa sociedade é o nosso objetivo”, explicou.

A próxima reunião do Conselho Macro de Cultura será nesta quarta-feira (13), em Taguatinga, no Teatro da Praça, às 19h.