Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/12 às 14h31 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Conselhos de cultura debatem diretrizes culturais para o Distrito Federal

COMPARTILHAR

 

componentes da mesa

Representantes de todas as cidades do DF participaram, na última segunda-feira, 19 de março, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, da primeira reunião geral dos Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) do Distrito Federal.

No encontro, que teve a participação do secretário de cultura do DF, Hamilton Pereira, foram definidas diretrizes para o funcionamento dos Conselhos.

Entre elas, a abertura, a partir de abril de 2012, de um processo de consulta pública para a criação do Sistema de Cultura e do Plano de Cultura do DF.

Também ficou acertada a criação de um Regimento Interno Único para balizar as ações dos CRCs, ou seja, para que haja uma unidade de orientação nos trabalhos. O documento servirá também para o planejamento e fiscalização das políticas de cultura nas Regiões Administrativas.

Para o secretário Hamilton Pereira, os CRCs são instrumentos fundamentais de democratização e descentralização das ações e políticas públicas de cultura. Com isso, segundo ele, será possível construir uma política de Estado para a cultura e não uma política de governo.