Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/10/12 às 12h32 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Conselho de Cultura aprova tombamento da caixa d´água de Ceilândia

COMPARTILHAR

O Conselho de Cultura do DF aprovou esta semana, por unanimidade, a proposta de tombamento da Caixa D´Água de Ceilândia. A manifestação do Conselho foi provocada por um pedido feito pelo Forum de Cultura de Ceilândia, representado por Neci Francisca de Araujo Barros, em março de 2011.

O processo percorreu todos os órgãos do governo e será levado ao governador Agnelo Queiroz para assinatura de Decreto que torna a Caixa d´Água um patrimônio histórico artístico e cultural do DF.

 

O parecer do conselheiro Romário Schettino, favorável ao tombamento, acompanhou pareceres elaborados pela Subsecretaria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, vinculada à Secretaria de Cultura do DF. A caixa d´água foi inaugurada junto com a cidade de Ceilândia, para onde foram transferidos os antigos moradores da Invasão do IAPI, que ficava próximo ao Núcleo Bandeirantes.

 

O nome Ceilândia é derivado da sigla CEI (Campanha de Erradicação de Invasões), criada especialmente para transferir uma grande quantidade de pessoas que ajudaram a construir Brasília. 

Ceilândia hoje possui cerca de 400 mil habitantes e é a região administrativa de maior população do Distrito Federal.