22/06/17 às 19h16 - Atualizado em 20/03/18 às 9h59

Conheça o programa Conexão Cultura DF

Secretaria de Cultura amplia incentivo à promoção, difusão e circulação nacional e internacional da produção cultural do DF

O programa Conexão Cultura DF objetiva a promoção, a difusão e a circulação, em âmbito nacional e internacional, da arte e da cultura do DF, bem como a formação dos agentes e serviços culturais e criativos, fortalecendo e posicionando estrategicamente a Cultura como vetor de desenvolvimento do nosso território.

Apresenta duas modalidades de acesso: A primeira é por meio de demanda espontânea dos proponentes, que podem apresentar convites e/ou comprovantes de inscrição, solicitando apoio para à participação na atividade desejada. A segunda é via Editais de Chamamento público específicos, publicados pela Secretaria de Cultura. Ambas as modalidades poderão ser utilizadas nas três linhas de apoio do Programa:

Linha de Apoio 1 – Participação em Eventos

O Primeiro Edital #Negócios, lançado em dezembro de 2016, selecionou 35 agentes culturais, dos segmentos do audiovisual e da música, para participação em festivais internacionais mundialmente reconhecidos, tais como o Festival de Berlim – Berlinale 2018, MIDEM/França, Womex/Polônia, MIPCOM/França, Circulart/Colômbia,Sunny Site of the Doc/França, Ventana Sur/Argentina, Atlantic Music Exchange/Cabo Verde, Jazzahead/Alemanha, dentre outros.

Linha de Apoio 2 – Circulação Nacional, Internacional e Mista;

A possibilidade de Circulação é um avanço, trazido pelo Programa Conexão Cultura DF, que permite ao agente cultural e aos grupos submeterem à SEC/DF um projeto que apresente, de antemão, uma proposta de circulação nacional, internacional e mista.

Linha de Apoio 3 – Concessão de Bolsas de Estudos Capacitação, Pesquisa e Residências

O Edital #Intercâmbios está previsto para ser lançado em setembro de 2017, com caráter de fluxo contínuo e de demanda induzida, poderá contemplar Artistas, Produtoras(es), Gestoras(es) Culturais, Empreendedoras(es) Criativas(os), Técnicas(os), Diretoras(os), Dramaturgas(os), Compositoras(es), Roteiristas, Pesquisadoras(es) e Estudiosas(os), dentre outras(os) para bolsas de intercâmbios culturais em cursos de curta duração (de 1 semana a 3 meses), em âmbito nacional e internacional, para os eixos Formação, Capacitação e Pesquisa; e Intercâmbios e Residências Artística, Técnica e em Gestão Cultural.

Participação social e Consulta Pública do Edital #Intercâmbios

Para ouvir as demandas da sociedade civil, a SEC/DF lançou consulta pública para o Edital #Intercâmbios, que ficará aberta até dia 27/07. Com a participação social, será possível mapear instituições, contatos e experiências de artistas e de agentes culturais sobre os intercâmbios nacionais e internacionais já realizados ou a serem indicados como possíveis destinos para o Edital #Intercâmbios.

“É muito importante para a formulação de novas políticas esta participação social. Isso tem pautado toda a nossa gestão desde 2015”, diz o secretário de Cultura, Guilherme Reis. No caso do Conexão Intercâmbio, a consulta tem um aspecto muito prático, conforme explica a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares: “Em poucos minutos você participa da gestão cultural e contribui para a difusão da nossa cultura. Isso significa que a partir desta semana, artistas, produtores e empreendedores culturais terão mais oportunidades de circular com seus projetos e de se qualificarem profissionalmente.”

Participe! Acesse a Consulta Pública: https://goo.gl/egJ6pe

Articulações Internacionais para o Edital #Intercâmbios

A Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural está atuando fortemente na prospecção, articulação e negociação junto às representações diplomáticas e aos organismos internacionais para o apoio no Edital Conexão Cultura DF #Intercâmbios por meio de Cooperações Internacionais.

Até o momento, foram realizadas reuniões com a Casa da Cultura da América Latina – CAL, a Assessoria de Assuntos Internacionais da Reitoria da Universidade de Brasília, WLC Partners, Nuffic Neso Brazil, British Council, Embaixada do Reino dos Países Baixos e Embaixada do Haiti. Para a primeira carteira de bolsas internacionais ainda estão previstas, dentre outras, negociações com Argentina, Colômbia, França, México e Senegal.

A Cooperação Internacional auxiliará a SEC/DF na catalisação das oportunidades internacionais e nacionais, que serão disponibilizadas no Mapa nas Nuvens (www.mapa.cultura.df.gov.br).

#ConexãoCulturaDF #Intercâmbios #Negócios #FAC