13/12/17 às 18h40 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Conexão Cultura é o projeto do ano sim

O programa de promoção, difusão e intercâmbio cultural da Secretaria de Cultura, o Conexão Cultura DF, foi premiado na Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo) como projeto do ano. Nesta que é uma das maiores feiras de música do país concorreram iniciativas que se destacaram ao longo de 2017 em diferentes áreas da indústria musical, superando trabalhos de gigantes da produção como Red bull Music, Natura Musical e o projeto de internacionalização da Anitta.

“O Conexão Cultura é uma política que resulta em crescimento econômico para o DF, e o prêmio é um reconhecimento disso”, avalia Daniela Diniz, assessora especial da Secretaria de Cultura e coordenadora do programa. Ela ressaltou o fato de os vencedores serem escolhidos por votos de vários profissionais da música. “Isso indica o quanto o projeto atende a uma demanda real dos artistas e como ele influencia diretamente a indústria da música.”

O programa

O Conexão Cultura DF foi lançado em setembro de 2016 com a missão de ampliar e qualificar a cultura do DF em outras unidades da Federação ou em outros países para, assim, atrair mais negócios para o setor.

O projeto tem quatro modalidades de apoio a artistas:

Financiamento para participação em festivais e eventos de negócios

Financiamento para circulação, que permite a programação de turnês nacionais e internacionais

Concessão de bolsas de pesquisa e formação

Publicação de edital de plataformas, que premia iniciativas do DF

O investimento em 2017 para participação em eventos e bolsas de capacitação foi de R$ 1,8 milhão, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).