5/02/20 às 14h26 - Atualizado em 6/02/20 às 9h52

Conexão Cultura DF prepara primeiro edital de 2020

Com orçamento ampliado, programa deve contemplar mais ações

Responsável por promover a circulação da produção cultural feita no Distrito Federal em todo o Brasil e no exterior, o programa Conexão Cultura DF abre 2020 com boas expectativas. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) anunciou a ampliação do orçamento do programa para  R$ 5 milhões, um aumento expressivo em relação a 2019, quando o total disponibilizado foi de R$ 3.880.000.

Com o primeiro edital previsto para este mês, a subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis comenta que além do aumento do recurso para o custeio dos projetos, houve aumento na procura de agentes culturais para participarem das seleções em 2019.

Segundo a subsecretária, isto é resultado da força da iniciativa, que tem buscado atividades nos mais variados segmentos. “Ano passado, o Conexão Cultura beneficiou ações em áreas diversas da economia criativa, como gastronomia, por exemplo, ampliando o leque das atividades culturais”, explica.

Lewis ressalta que o Conexão tem se consolidado como uma das principais ferramentas de promoção da difusão cultural no Distrito Federal, e a meta para este ano é atingir mais nichos culturais com os novos editais.

O programa – que dá suporte financeiro para que agentes culturais participem de intercâmbios, residências, cursos de capacitação, festivais, feiras e mercados – seleciona mensalmente as ações contempladas por meio de edital. Desta forma, a política pública garante a difusão cultural, fortalecendo a produção cultural do DF dentro e fora da cidade, e contribuindo com o desenvolvimento local.

Regido pela Portaria 147, de 29 de abril de 2019, o Conexão Cultura DF opera basicamente por duas frentes distintas: o Edital Permanente – com quatro linhas de apoio: circulação nacional, internacional e mista; participação em eventos estratégicos nacionais e internacionais; promoção de plataformas; e intercâmbios e residências artísticas, técnicas ou em gestão cultural e capacitação – e o Edital #Negócios, que apresenta ações culturais em eventos voltados para o mercado da economia criativa.

Balanço

O Conexão Cultura DF é uma política pública consolidada na capital, uma vez que promove a difusão cultural, valorizando a participação de artistas locais em eventos de diversos segmentos no país e no mundo. O alcance do programa tem sido cada vez maior. Em 2019, o edital permanente, que investiu R$2.872.376.84 contemplou 117 projetos, que envolveram 507 agentes culturais que levaram suas ações para 31 países como África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Índia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, México, Moçambique, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Senegal, Suécia, Taiwan e Uruguai.

Já o edital “#Negócios”, investiu R$ 871.254,25 para incentivar a participação de agentes culturais em eventos estratégicos. Ao todo, 56 iniciativas foram selecionadas, inclusive com a formação de uma delegação de mais de 27 empreendedores para o maior evento de economia criativa do mundo, o South by Southwest, em Austin, Texas (EUA), mais conhecido pela sigla SXSW. Em 2019, a modalidade percorreu oito países: Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Canadá, Chile, Estados Unidos, França e México.