2/05/17 às 20h41 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Conexão Cultura abre novos mercados para o DF

Programa é discutido em prêmio da música e promove capacitação para o Midem

O programa Conexão Cultura DF, da Secretaria de Cultura, representa um dos mais sólidos avanços em política pública para a promoção e difusão nacional e internacional da cultura no Distrito Federal. Os primeiros resultados foram apresentados durante o Prêmio Profissionais da Música DF 2017, realizado no último fim de semana, no Cota Mil Iate Clube. No evento, o Conexão foi abordado em dois momentos da programação.

No painel “Como andam as ações de fomento dos negócios da música no Brasil e no Exterior”, a assessora especial para políticas culturais da Secretaria de Cultura, Daniela Diniz, apresentou as estratégias da pasta para o fortalecimento do setor no DF, por meio dos programas Conexão Cultura DF e Território Criativo, além dos mecanismos de fomento FAC e LIC. Foi um rico diálogo com a Apex, Sebrae e Funarte-MinC sobre o futuro das políticas públicas de promoção e difusão da música.

Ainda no PPM, a primeira delegação de Brasília a viajar pelo edital Conexão Negócios DF fez um workshop com os resultados da experiência no Atlantic Music Expo (AME), feira internacional de música que ocorre anualmente em Praia (Cabo Verde).

Para Guilherme Tavares, produtor do Favela Sounds que participou do AME por meio do programa da Secretaria de Cultura, é muito importante compartilhar as experiências do mercado lá fora em sua própria cidade. “O fortalecimento do nosso mercado cultural depende desses intercâmbios e troca de experiências. É crucial conhecer o que se tem feito no exterior, mas é saudável trazer essas novas ideias para estimular outros produtores e realizadores culturais”, diz.

Neste fim de semana, os produtores Chico Nogueira (Mambembrincantes) e Mario Bisneto (Iduna) formaram a delegação brasiliense que foi selecionada pelo Conexão Cultrua DF para participar do Jazzahead!. Principal ponto de encontro das discussões da cena de música instrumental no mundo, o festival reuniu vasta programação internacional de 27 a 30 de abril, em Bremen (Alemanha).

Bisneto acredita que o programa traz um avanço para o setor da música. “Acho maravilhoso que a Secretaria de Cultura tenha identificado que a distribuição era um problema e esteja enviando artistas para vender seus produtos lá fora e para feiras muito importantes no mundo”, reconhece. Segundo ele, no caso do Jazzahead!, o Brasil praticamente não tem inserção no mercado externo, que é muito fechado. “É essencial que se faça isso para exportarmos nossa cultura que é riquíssima e diversa. A gente precisa sair da mesa do bar e conseguir vender”, pontua.

A próxima parada do edital Conexão Negócios DF será o Midem, maior feira voltada para o setor da música. Para preparar a delegação de sete produtores musicais de Brasília selecionados pelo programa, a Secretaria de Cultura realizou uma consultoria específica com os representantes do evento no Brasil, Bruno e Marinilda Boulay, no sábado (29). Com apoio da Brasil Música e Artes (BMA), a delegação de Brasília terá vaga garantida no espaço Meet the Brazilians, do Midem deste ano.

Sobre o Conexão

Em setembro de 2016, a Secretaria de Cultura lançou o Conexão Cultura DF, um programa de promoção, difusão e intercâmbio cultural responsável por diversas ações, como a reformulação do programa de passagens e diárias do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e o lançamento do primeiro edital, o Conexão Negócios DF, que leva delegações de Brasília a eventos estratégicos para feiras e mercados de música e audiovisual em âmbito nacional e internacional.

Oito eventos ainda receberão profissionais de Brasília. Confira abaixo o calendário das próximas paradas:

Midem (França) – 6 a 9 de junho de 2017

Sunny Side of the Doc (França) – 19 a 22 de junho de 2017