Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/20 às 14h43 - Atualizado em 15/04/20 às 17h06

Conecta Cultura aproxima comunidade dos espaços culturais

COMPARTILHAR

Projeto ‘Rolê Cultural’ traz série de vídeos para conhecer museus da Secec de uma maneira especial

 

Imagina conhecer os principais espaços culturais do Distrito Federal sem sair de casa. Essa é a posposta do Rolê Cultural, uma série de vídeos que vai mostrar alguns dos museus e complexos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa é parte do programa Conecta Cultura, com o objetivo de levar arte e lazer à população no período em que esses locais estão fechados.

 

A ideia do Rolê Cultural é que cada vídeo seja uma espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira simples os espaços, como explica o secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues. “Também é uma forma de despertar o interesse das pessoas em conhecer os museus”, explica.

 

O trabalho é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas e inovadoras para o período de isolamento social para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Bartolomeu Rodrigues diz que este é o resultado do esforço de diversas áreas como os gerentes dos  espaços culturais, servidores do gabinete e o apoio da Rádio Cultura. “E essa é uma ação que tem impactos perenes, pois a qualquer tempo, pessoas de qualquer lugar do mundo poderão acessar os conteúdos produzidos neste período para conhecer um pouco mais dos museus da nossa cidade”, avalia.

 

Para inaugurar a série, o local escolhido foi o Museu do Catetinho. Chamado Palácio de Tábuas, o local foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitscheck durante a construção de Brasília. Artani Grangeiro, gerente do espaço celebra a ação que, segundo ela, “é uma ferramenta de aproximação entre as pessoas e a cultura”. Ela, que ajudou a elaborar o roteiro do vídeo, conta que a visita guiada virtual traz mais que apenas imagens do local. “temos certeza que será para muitos um acalanto vislumbrar esses espaços que representam tanto para a história da sociedade.  Transitar por museus e espaços culturais é sempre uma experiência enriquecedora, e acreditamos que essa visita virtual irá ressignificar o olhar de muitas pessoas sobre os locais”.

 

Entre as surpresas e curiosidades, nomes de artistas que assinam obras da casa, e até mesmo o cantinho que inspirou visitantes ilustres do local, Tom Jobim e Vinícius de Moraes a escreverem a canção “Água de Beber”.

 

Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:

www.cultura.df.gov.br/role-cultural

Facebook: @sececdf

Instagram: @sececdf

Twitter: @sececdf

 

Conecta Cultura

O programa Conecta Cultura, lançado em abril, reúne uma série de ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) para promover e facilitar o acesso a diversas atividades culturais por meio de plataformas móveis ou mesmo dentro de casa.

 

O secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues aponta que Conecta Cultura é uma iniciativa ambiciosa, que trará diversas oportunidades para o setor cultural, além de oferecer arte e lazer para quem enfrenta em casa o confinamento.

Para facilitar o acesso e ampliar o alcance do programa, a Secec criou uma página exclusiva do programa, onde podem ser acessadas todas as iniciativas lançadas tanto para agentes culturais quanto para a comunidade.

 

Acesse www.cultura.df.gov.br/conecta-cultura e fique por dentro.

 

Assista ao primeiro vídeo da série: