Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/09/19 às 9h36 - Atualizado em 8/09/19 às 9h36

Concerto da Independência movimentou Esplanada dos Ministérios

COMPARTILHAR

Celebrando o Dia da Independência do Brasil, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Economia Criativa realizaram durante todo o dia 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios uma programação cultural aberta à população.

 

Com o viés beneficente, o evento recebeu um número expressivo de público desde o fim da manhã e arrecadou brinquedos e livros para crianças carentes do DF, em troca de um ingresso para acessar assentos exclusivos durante as apresentações. A campanha “Vem Brincar Comigo”, idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, contou com apoio da Secec. 

 

A programação musical começou às 11h, logo após o tradicional desfile da Independência. Apresentaram-se no palco montado próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a Banda Imagem e a Banda 2Live, além do som eletrônico comandado por DJs, fechando a manhã. As crianças também se diertiram em uma ampla brinquedoteca inflável montada no local. 

 

Muito aguardada pelo público, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro começou a fazer a passagem de som no início da tarde, reunindo vários fãs com muita expectativa para que o concerto começasse em breve. Diante de um cenário de pôr do sol, o show sinfônico deu início com o Hino Nacional, emocionando o público e homenageando o feriado nacional de 7 de setembro.

 

Regido pelo maestro Claudio Cohen, o concerto apresentou clássicos populares brasileiros especialmente selecionados para a data comemorativa, como a canção Aquarela do Brasil, além de Frevo e Ponteio, compostas pelo idealizador da OSTNCS, Cláudio Santoro e que foram acompanhadas pelo Balé Gisele Santoro.

 

Surpreendendo o público que assistia atento ao show, a Orquestra executou clássicos do rock e trilhas de cinema. Para Claudio Cohen é um grande prazer celebrar um dos dias mais importantes para o Brasil em um evento gratuito para a população. “Preparamos um repertório bastante popular, esperamos que o público se emocione com cada canção”, declarou.

 

A plateia vibrou com cada canção, que valorizou a rica produção nacional e estimulou memórias afetivas ao passear por títulos imortalizados nas interpretações de grandes artistas e bandas como Beatles e Queens. Gerações inteiras de famílias presentes apreciaram o concerto, conectando cada música a um momento de suas vidas. Expectador emocionado, o trabalhador autônomo Marcos Oliveira relatou com alegria sua sensação prestigiar o espetáculo. “Fico muito feliz em poder assistir um show que transmite a riqueza da cultura e a transformação que a música causa na vida do ser humano”, explicou.

 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido celebrou a parceria com o GDF, e enfatizou a importância em promover espetáculos culturais públicos aliados a ações beneficentes. “Saúdo esta parceria que  possibilitou a realização desta belíssima programação num dia tão importante aos brasileiros. Esperamos que a população tenha aproveitado a cada momento da festa”, celebrou.

Leia também...