Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/10/19 às 17h44 - Atualizado em 4/10/19 às 18h27

Complexo Cultural Planaltina celebra seu primeiro aniversário

COMPARTILHAR

Celebrando aniversário nesta sexta-feira (04), o Complexo Cultural Planaltina (CCP) completa um ano desde sua inauguração. Fruto de um sonho antigo da comunidade cultural, o CCP hoje abriga uma diversa programação cultural, envolvendo o público e os agentes culturais locais. Regido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), com gestão compartilhada pelo Instituto Lumiart, o equipamento contabiliza o público de 22.875 pessoas e mais de 60 grupos com diversas atividades culturais.

 

Com ampla movimentação de público através de fomento e desenvolvimento das expressões culturais da Região Administrativa de Planaltina, o CCP tem desenvolvido um trabalho de grande interesse de produtores culturais e da comunidade local. Por semana, o equipamento recebe um público de aproximadamente 450 pessoas, realizando de oito a 10 eventos mensais. Além disso, conta com o trabalho de 10 oficinas parceiras, que funcionam com a carga horária semanal de 52 horas de atividades oferecidas à comunidade.

 

Nesse sentido, a Secec vem trabalhando efetivamente para viabilizar políticas públicas para os equipamentos culturais das Regiões Administrativas. Em setembro a secretaria realizou uma oficina de capacitação para o edital do FAC Mais Cultura, que conta com investimento de R$5,5 milhões em até 103 projetos distribuídos entre 48 linhas de apoio. Dentro das linhas de apoio, o CCP também receberá os contemplados do edital FAC Ocupação, que tem por objetivo valorizar dos equipamentos culturais do Distrito Federal e incentivar ações culturais dentro deles, através dos projetos dos agentes locais.

 

A casa também comemora junto com os projetos que se consolidaram e que são acessíveis à toda população. Entre eles estão o“Cultura Educa – Escola vai ao cinema”, “Festival Parque Sucupira de Música Popular Brasileira”, “Projeto I’ll be There – Tributo a Michael Jackson”, “Festival Nativo de Música”, “I Mostra de Dança de Planaltina – Cia. Transições de Dança e Artes”, “Poesia nas Quebradas”, “Espetáculo Teatral Deixa eu Pintar o Meu Nariz”, “Encontro de Violeiros e Violeiras do DF” e a “Guerra do Flow”, que acontece todas as sextas-feiras fortalecendo o movimento da Batalha de Rima.