Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/20 às 14h32 - Atualizado em 28/05/20 às 17h12

Complexo Cultural de Planaltina promove ciclo de “lives” para descontrair o público

COMPARTILHAR

“Live de Quinta” conversa com artistas locais; estreia é hoje (28) com “Minuto Poético”

 

“Um minuto de respiro e reflexão sobre o caos”. Assim o artista planaltinense Luiz Rabelo, ator de teatro, roteirista e dublador, define o “Minuto Poético”, tema da “live” de hoje (28) às 21horas, numa ação do Complexo Cultural de Planaltina (CCP) para oferecer cultura e divertimento ao público em confinamento social em razão da pandemia de coronavírus.

 

O “Minuto Poético” é um programa que existe desde 2018. Rabelo dividia com o cofundador do projeto, Jonathan Clay, encarregado dos trabalhos de edição e câmera, a produção de vídeos de sessenta segundos, nos quais atuava e lia poemas do mato-grossense Manoel de Barros. Naquele ano foram nove vídeos.

 

Em 2019, a parceria mudou e os autores abordados nos programas se diversificaram. Foram duas temporadas com 12 vídeos, dirigidas por Olivetti Herrera, de São Paulo. Rabelo revela que a quarta temporada está em fase de produção e vai escolher pontos turísticos de Planaltina como cenário. A nova leva de programas está sendo pensada para plataformas virtuais enquanto as pessoas não puderem voltar a se reunir.

 

A conversa de uma hora no perfil do CCP no Instagram será com o gerente do espaço da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Júnior Ribeiro, que vai deixar o VT da “live” gravado na plataforma IGVT do aplicativo, para quem não puder acompanhar o bate-papo ao vivo.

 

Segundo Ribeiro, a “Live de Quinta” propõe-se a entrevistar artistas da cidade para que falem de suas artes. “Vão contar um pouco sobre suas trajetórias, currículos, dificuldades e possibilidades de trabalho”, explica o gerente do CCP.

 

A iniciativa também tem a preocupação de continuar a fazer o trabalho de formação de público. “As lives são uma possibilidade para manter o laço entre o CCP e as pessoas. Não queremos que nosso espaço, tão novo, sofra retrocesso no processo que vinha acontecendo de atrair espectadores”, explica o gerente.

 

Rabelo acredita que a live vá ajudar as pessoas a mudar o foco da pandemia e do bombardeio de informações que a mídia produz sobre o assunto. “Será uma possibilidade de a gente se acalmar, descansar, pensar em coisas boas e descontraídas. Isolamento não significa abandono, nem tem de levar a depressão”, teoriza.

 

Dois outros artistas já estão agendados para futuros encontros. Lehandro Lira, idealizador da “Transições, Cia. de Dança e Artes”, também nascido em Planaltina, será o convidado do dia 4 de junho. Ravena Carmo, pesquisadora na área de socioeducação, juventude, cultura e violência e militante do movimento Hip Hop está programada para a edição seguinte, no dia 11.

 

Serviço
“Live de Quinta”, Instagram do Complexo Cultura de Planaltina
https://www.instagram.com/ccplanaltina/
28/05 – Luiz Rabelo (Projeto Minuto Poético)
04/06 – Lehandro Lira (Cia. Transições de Dança e Artes)
11/06 – Ravena Carmo (Projeto Poesia nas Quebradas)