Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/18 às 20h37 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Começa programação cultural do Fórum Mundial da Água

COMPARTILHAR
Ascom/SEC

Bonequeiro dá aula de reciclagem em papel polpa moldada para a comunidade

 

A programação cultural do 8º Fórum Mundial da Água começou hoje (7), com atividades que simbolizam o aspecto sustentável da economia da cultura. Uma oficina de reciclagem artesanal em papel polpa moldada mobilizou artesãos, catadores de materiais recicláveis e a comunidade próxima ao Ponto de Cultura Menino de Ceilândia na tarde desta quarta.

 

A atividade é a primeira de três oficinas que serão realizadas em outros dois Pontos de Cultura – Invenção Brasileira, em Taguatinga, no dia 8; e Espaço Viveiro Cultural, no Gama, no dia 9. As ações são parte da programação artística e cultural do Fórum, que serão realizadas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Cia. Voar Teatro de Bonecos, selecionada por meio do edital Capital Cultural.

 

Marco Antônio Augusto de Rezende, bonequeiro da Cia. Voar, ministrou a oficina em Ceilândia, voltada para a criação de bonecos e falou sobre a importância de ações como essa. “Quando reciclamos, economizamos água. O momento que vivemos agora é fundamental para nós, artistas, nos engajarmos e buscarmos alternativas criativas para conscientizar a população”. Ailton Velez, presidente da Associação e Ponto de Cultura Menino de Ceilândia, que sediou a oficina, destaca: “Cada um pode fazer sua parte através de sua arte para que a comunidade atinja o objetivo de fazer um bom uso da água”.

 

Ascom/SEC

 

Ilustrador e designer, Rafael Mota, de 28 anos, participou da oficina por conta de sua proposta artesanal: “Atiça a curiosidade e a criatividade. Numa época em que todo o trabalho é digital, o manual é interessante”. Diferente de dona Luzia Isabel Cipriano, de 77 anos, que participou por pura curiosidade. “Vim pra aprender, pra me divertir”, disse a moradora da região.

 

Projeto Capital Cultural

 

Publicado no dia 25 de outubro, o edital de Chamamento Público nº 19, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, teve o objetivo de selecionar uma organização da sociedade civil (OSC) para a realização da programação artística-cultural, integrada ao calendário cultural do Distrito Federal, que promoverá o aniversário de Brasília 2018 e o 8º Fórum Mundial da Água.

 

O projeto Capital Cultural é uma iniciativa que vai oferecer à população do DF diversas atividades artístico-culturais gratuitas, relacionadas às datas comemorativas e eventos de alcance nacional e internacional. A Organização da Sociedade Civil – OSC selecionada por meio do edital, a Cia Voar Teatro de Bonecos, realizará a curadoria, organização e gerenciamento das programações artístico-culturais, entre março e abril de 2018, em 10 Regiões Administrativas, relacionadas às festividades do Aniversário de Brasília 2018 e ao 8º Fórum Mundial das Águas.

 

A iniciativa dá sequência a série de ações implementadas pela Secretaria de Cultura, que estabelecem como foco a democratização do acesso à cultura, a formação de novos públicos, o fortalecimento e difusão das manifestações culturais; e busca ainda, promover a conscientização coletiva sobre as questões ambientais pertinentes ao Fórum Mundial da Água por meio de atividades culturais.

 

Serviço

Oficinas de reciclagem artesanal em papel polpa moldada

 

7 de março, 14h
Ponto de Cultura Menino de Ceilândia
Endereço: QNQ 5, Área Especial Módulo E, Ceilândia

 

8 de março, 14h
Ponto de Cultura Invenção Brasileira
Endereço: QSB 12/13 Bl. B, loja 5, Mercado Sul, Taguatinga Sul

 

9 de março, 14h
Espaço Viveiro Cultural
Endereço: Q1 5, Lote 1100, Setor de Indústria do Gama

 

*A programação completa será divulgada em breve