4/08/17 às 21h14 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

CoMA conecta setor musical em Brasília

Festival tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura

Sustentabilidade, música e produção cultural são temas do Festival CoMa, aberto nesta sexta (4) e que ocupa todo o fim de semana com painéis, debates e apresentações musicais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Planetário e Funarte. A Secretaria de Cultura participa do festival com atividades que trazem diálogos com agentes e gestores culturais, mobilizadores, imprensa, academia e demais profissionais que integram o universo da produção. O festival tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Na abertura do festival, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, reforçou a importância de realizar eventos como esse para o incremento da produção cultural. “São esses espaços de encontro e de troca que fazem avançar hoje uma produção não-comercial, uma produção que consegue se conectar”, declarou. reis lembra como a Secretaria de Cultura tem trabalhado para aumentar a arrecadação e o desenvolvimento de projetos culturais para o Distrito Federal, além de incentivar a implementação de uma política nacional sobre cultura. “Não haverá futuro, não haverá cultura na política nacional sem um pensamento que traga para dentro a política cultural e a sustentabilidade do setor craitivo”, destacou.

No sábado, às 13h, o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Rocha, conduz uma conversa sobre as políticas públicas de cooperação para o setor da música, a partir de sua experiência à frente do Funcultura de Pernambuco, e do gerenciamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), no DF.

Em seguida, às 15h, a Secretaria de Cultura promove workshop do programa Conexão Cultura DF, cujos editais têm fomentado e permitido a participação de delegações de artistas e produtores locais em algumas das principais feiras e mercados do mundo. Na ocasião, alguns delegados selecionados pela pasta para participar de eventos como jazzahead! e Midem vão trocar experiências e falar sobre boas práticas para participação.

A linha #Negócios do Conexão Cultura DF compõe as ações do Programa de Promoção, Difusão e Intercâmbio Cultural da secretaria, que fortalece difusão nacional e internacional dos empreendedores criativos do Distrito Federal. “Queremos reforçar a política de circulação e distribuição dos produtos culturais e artísticos produzidos no Distrito Federal”, define a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares.

Segundo ela, que participa de painel sobre este tema no domingo, às 13h, o apoio está mais concentrado na criação e produção cultural. “Isso gera grande oferta de peças, publicações e shows de qualidade, mas que precisam de mais estímulo para circular e projetar a imagem de Brasília no Brasil e no exterior”, diz.

Em sua participação no CoMA, Mariana Soares divide a mesa com Leandro Ribeiro da Silva (BMA) e André Limp (APEX).

Confira aqui a programação completa de painéis, palestras, debates e shows do Festival CoMA