Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/15 às 18h00 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Colmeia receberá edição do Slam das Minas

COMPARTILHAR

Projeto Asas incentiva leitura e poesia na instituição

Uma batalha de poesias onde ganha quem interpretar melhor o seu texto. Esse é o Slam, atividade que vem se espalhando pelo Brasil e pelo mundo. No Distrito Federal, o Slam ganhou uma versão da qual participam apenas mulheres: o Slam das Minas, cuja edição especial foi adiada para a próxima terça-feira, dia 29, na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). A iniciativa compõe a quinta edição do Projeto Asas, realizado pela Secretaria de Cultura.

Para incentivar a participação das internas da Colmeia (como também é conhecida a PFDF), a Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC-DF) está arrecadando livros e poesias soltas para levar para a atividade. O posto de coleta é na própria Secretaria de Cultura, na sala da SCDC-DF, e as doações podem ser feitas até a segunda-feira, dia 28/9.

O Slam das Minas surgiu da necessidade de um espaço acolhedor para as mulheres, em que elas se sintam seguras para se expressar e expor sua arte. Val Matos, uma das criadoras e organizadoras da batalha de poesias para mulheres, não esconde o entusiasmo para a atividade na terça-feira: “Nossa expectativa é de trocas entre as participantes. Vão oito mulheres pra estar nesse momento com as internas, vai ser muito aprendizado pra todas nós”.

O Projeto Asas é uma parceira da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Justiça e Cidadania, que realiza atividades culturais mensalmente na PFDF. A primeira edição foi um sarau musicado com a poetisa Marina Mara, as rappers Vera Veronika e Julia Nara, e Michelle Lara na voz e violão.

A segunda edição trouxe um cineclube com a exibição do filme inédito Quase Samba, seguido de debate com o diretor Ricardo Targino. A terceira edição apresentou um workshop de dança de salão com o bailarino e professor João Carlos Corrêa. Uma oficina para bebês e mães, parte do Festival Internacional de Teatro para Bebês, foi atividade da quarta edição.

A Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura, Jaqueline Fernandes, explica que, por meio do projeto, foi possível conhecer os diversos talentos das mulheres internas, que afirmaram se sentir encorajadas a alimentar suas potencialidades. “Estamos muito entusiasmadas com a possibilidade do projeto Asas virar um programa cultural de referência no sistema prisional do Distrito Federal”, afirma.

Quinta edição do Projeto Asas – Slam das Minas

Onde: Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) – Colmeia

Quando: terça-feira, 29 de setembro, a partir das 14h

Leia também...