10/02/11 às 14h37 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Claudio Cohen é o novo Maestro da OSTNCS

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro – OSTNCS está sob nova regência. O novo Maestro é o brasiliense Cláudio Cohen, que atuou como maestro adjunto da Orquestra nas temporadas de 2002 e 2003. É, também, membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e foi assistente do maestro e compositor Silvio Barbato.

Cláudio Cohen é maestro e violinista, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior seja como solista, camerista bem como artista convidado dos principais festivais de música do Brasil. Faz parte do Quarteto de Brasília com o qual já realizou turnês pelo Brasil, Ásia, América do Norte, Mercosul, Europa e gravou 9 CDs, o primeiro deles vencedor do Prêmio Sharp na categoria de melhor disco Clássico do ano de 1993, é também ganhador do Prêmio OK de Cultura, indicação para o Premio TIM de música ano 2003, indicação para o VII Prêmio Carlos Gomes sendo em 2004 vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Premio Carlos Gomes com o Quarteto de Brasília, Premio Brasil de Excelência ALMUB 2006.

O Maestro foi parecerista em projetos culturais do MinC; professor de violino do Departamento de Música da UnB, tendo também ministrado cursos nos principais festivais de música do país. Exerceu entre 1999 e 2004 à função de Diretor Executivo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

É membro e foi Diretor de Música da Academia Brasileira de Letras e Música – ALMUB. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília no Grau de Oficial e da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador.

Trabalhou intensamente a prática da regência com os maestros Silvio Barbato e Emílio de César, tendo também recebido orientações dos maestros Carlo Paleschi (Itália), Miguel Graça Moura (Portugal), Ermano Florio (USA), Fabiano Mônica (Itália), Carmine Pinto (Itália), Christian Ehwald (Alemanha), Roberto Montenegro (Uruguai) e Abel Rocha (São Paulo).

Cláudio Cohen é também advogado, com pós-graduação em Direito Processual Civil, regularmente inscrito na OAB/DF

OSTNCS

As temporadas da OSTNCS acontecem anualmente entre março e junho, e são retomadas entre agosto e dezembro, sempre às terças-feiras, no palco da Sala Villa-Lobos. Gratuitas, as apresentações atraem quase a capacidade total da sala (cerca de 1,3 mil lugares).

Muito mais que um elenco formado por músicos excepcionais, a Orquestra é um patrimônio entre os muitos patrimônios que Brasília abriga. Dos metais, das cordas e dos sopros que compõem a companhia são emanados sons que enchem a capital de orgulho. Aplausos entusiasmados são ouvidos durante cada uma de suas apresentações e olhares emocionados são percebidos por entre a plateia.

Publicada em 2011