Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/17 às 13h11 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Circuito de Atividades Circenses: edital aberto

COMPARTILHAR

Secretaria de Cultura seleciona 15 grupos para levar atrações a dez regiões administrativas

Como forma de estimular o setor do circo e ampliar o acesso das comunidades do Distrito Federal à lúdica expressão cultural, a Secretaria de Cultura lançou nesta quinta (10) edital de chamamento público para compor o Circuito de Atividades Circenses. A iniciativa dá continuidade ao projeto que levou atividades, oficinas e espetáculos durante um fim de semana a dez regiões administrativas, como parte das festividades de fim de ano em 2016.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, esta primeira experiência serviu como ensaio para um projeto que poderia ser muito maior. “Diante do sucesso que foi este primeiro evento voltado para o circo e com a enorme carência de uma programação mais robusta para as nossas cidades do DF, ampliamos os investimentos e também o período do circuito”, diz.

Desta vez, a Secretaria de Cultura injetará R$ 300 mil para contratação de 15 grupos (pessoas físicas ou jurídicas), e propõe atividades por quatro meses (de setembro a dezembro), com 45 apresentações e realização de 30 oficinas circenses, que acontecerão nas regiões do Plano Piloto (Vila Telebrasília), Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Santa Maria, Sobradinho I e Sobradinho II.

“Após consultas com o setor do circo e a sociedade, elaboramos um circuito com programação continuada, como uma forma de fortalecer a promoção cultural nas regiões administrativas e a valorização do artista e do espaço público”, detalha a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares.

Segundo Mariana, com um circuito mais estruturado, público e artista saem ganhando. “Assim, a gente garante maior planejamento para as ações, concede mais tempo para a preparação dos grupos circenses, qualifica os espetáculos e as atividades formativas e ainda cria mais oportunidades para a população se divertir”, diz.

Dentre as novidades deste novo Circuito de Atividades Circenses está o rodízio de grupos entre as dez regiões administrativas onde o evento será realizado e reserva de vaga para pessoa com deficiência. Grupos artísticos (pessoas físicas e jurídicas) com comprovada atuação nos segmentos culturais pertinentes ao circo podem se inscrever até o dia 24 de agosto.

Serviço:

Inscrições para o Circuito de Atividades Circenses

10 a 24 de agosto

Edital

Anexo I (termo de referência)

Anexo II (formulário de inscrição)

Anexo III (formulário para recurso)

Anexo IV (modelo de contrato)

Cartilha de orientação