16/04/21 às 11h59 - Atualizado em 19/04/21 às 23h25

Circuito Candango de Cultura Popular

Ascom/Secec

A tradição do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro é considerada patrimônio imaterial do Distrito Federal. Sua história se mistura com a da capital, cravando no coração do cerrado uma manifestação popular oriunda do Maranhão. No nosso primeiro episódio, conversarmos com Guarapiranga Freire, atual presidente do Centro de Tradições Populares e filho do saudoso Mestre Teodoro. Abordaremos a história da chegada desse brinquedo em terras candangas, compartilhando um pouco do legado do Mestre que completaria 100 anos em novembro.

As Vídeo-rodas do Bumba Maria Meu Boi é uma série documental composta por 8 episódios. Sua exibição se dará de 11 a 27 de novembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, no canal YouTube do Instituto Rosa dos Ventos e no IGTV do Bumba Maria Meu Boi. No dia seguinte às exibições, teremos reprise no IGTV do Circuito Candango de Culturas Populares.

O Centenário de Seu Teodoro integra o calendário oficial do Circuito Candango de Culturas Populares, amplo projeto capitaneado pelo Instituto Rosa dos Ventos.

ASSISTIR

Linguagem: Cultura popular

Ano: 2020

Produção: Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania