6/06/16 às 18h59 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Ciranda Lira que Gira vai a Valparaíso

Projeto leva poesia e canção a estudantes do EJA

O projeto Ciranda Literária Lira que Gira chega a Valparaíso-GO, depois de percorrer por setes cidades do Distrito Federal, distribuindo poesia e canções para mais de mil estudantes do Programa Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede pública de ensino, com o propósito de valorizar a linguagem advinda dos interiores do Brasil e a diversidade linguística presente na

literatura brasileira. Para tanto, os autores/intérpretes, além da produção autoral, irão apresentar poemas e canções de poetas que trazem em sua produção literária elementos da linguagem interiorana de algumas regiões brasileiras.

Coordenado pela escritora e atriz maranhense Lília Diniz, o projeto consiste em intervenções itinerantes estruturadas sob a forma de espetáculo lítero-musical, promovendo o diálogo entre a poesia e outras linguagens artísticas, com referências literárias de quatro regiões brasileiras, sendo elas: Nordeste, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

No matulão de poemas e músicas os artistas oferecem o pão sagrado da arte de Patativa do Assaré, Cora Coralina, Manoel de Barros, Daudeth Bandeira, Dedé Monteiro, Chico Pedrosa, Cora Coralina, Guimarães Rosa, além de poemas autorais, para estudantes das cidades de Buritis, Cabeceira Grande e Unaí (MG), Valparaíso e Luziânia. Já tendo passado pelas cidades de Samambaia, Recanto das Emas, Cidade Estrutural (DF), Formosa, Luziânia, Águas Lindas e Alexânia (GO).

Para integrar o grupo de cirandeiros Lília Diniz, – que circula nacionalmente em eventos literários, escolas e outros espaços divulgando a poesia popular, possui seis livros publicados, convida dois grandes artistas que desenvolvem nacionalmente o papel de fazedores e divulgadores da poesia e da música popular, sendo eles: Chico Nogueira, poeta e membro do grupo de música e teatro de rua Mambembricante, que desenvolve pesquisa em cultura popular e mantém um blog no qual partilha poesias diariamente com seus “seguidores/leitores” virtuais, e o ator, diretor teatral e declamador de reconhecido talento artístico, Ruiter Lima, que tem se apresentado em vários estados do Brasil com recitais de poesia matuta e músicas de raiz, além de ser também cordelista, tendo escrito diversos folhetos e ministrado várias oficinas sobre esse tema.

O Projeto Ciranda Literária foi selecionado no Edital “Bolsas de Fomento à Literatura” 03/2014 que é um prêmio concedido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e faz parte do conjunto de políticas públicas do governo federal, alinhando-se aos objetivos do Plano Nacional do Livro de Leitura(PNLL), que visa contribuir para o fortalecimento e incentivo à criação, à produção e à difusão literária nacional, fomentar a formação e a sustentabilidade de escritores brasileiros, valorizar e promover a bibliodiversidade, apoiar a pesquisa no campo da literatura brasileira e estimular a fruição e a leitura literária da cadeia criativa do livro e para a promoção da literatura brasileira.

Ciranda Literária Lira que Gira

Onde: Escola Municipal Céu Azul. Rua 102, quadra 115, área especial, próximo a entrada do Jardim Céu Azul, Valparaíso-GO

Quando: 7/6, 19h

Leia também...