Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/11 às 11h45 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Cinema no Museu Vivo da Memória Candanga

COMPARTILHAR

Neste sábado (09/04), às 15h, o Museu Vivo da Memória Candanga realiza seis sessões gratuitas de cinema. É o Projeto Viva o Documentário. Entrada Franca. Confira os filmes em cartaz.

Programação

* Lua Oriental

Lua cheia em Tóquio, 1978. Persigo a lua com câmera de vídeo betamax de tubo, ao som de uma música folclórica japonesa.
Direção: José Roberto Aguilar
6 min.
Classificação: 16 anos.

* “Heróis da Decadênsia”

Sinopse: Vídeo experimental panorâmico, que registra as vibrações e antagonismos de um país/mundo em crise de caminho. Heróis contemporâneos, colunáveis e anônimos, estrelas e decadentes vivem a década de 80. A partir da ação de vários personagens, depoimentos e do recorte de situações do real, monta um painel vivo daquela década, retomando e revendo a vibração revolucionária dos anos 60/70.
Direção: Tadeu Jungle
Roteiro: Tadeu Jungle e Walter Silveira
Duração: 35 min.
Classificação: 16 anos

* O Beijoqueiro, retrato de um serial kisser

Sinopse: Documentário sobre um “serial kisser”. Suas vítimas foram “mais de 100 mil pessoas, entre elas Frank Sinatra, João Paulo II e Pelé”. Beijoqueiro é um herdeiro inconsciente da tradição antropofágica brasileira. Na impossibilidade de comer as pessoas que admira, ele as beija. Na era da mídia, sua performance tragicômica deixa uma pergunta no ar: “O Beijoqueiro aparece para beijar ou beija para aparecer?”.
Direção e roteiro: Carlos Nader
Duração: 29 min.
Classificação: 16 anos.

* Vídeo cabines são caixas pretas

Sinopse: Vídeo sobre o projeto Vídeocabines: uma coleção de depoimentos, mensagens ou performances de pessoas comuns, tomados de cabines fechadas, individuais, instaladas em locais públicos do Rio de Janeiro, onde as pessoas tinham liberdade de jogar com sua própria imagem.
Direção: Sandra Kogut.
Duração: 10 min.
Classificação: 16 anos.

* Ali é um lugar que não conheço

Sinopse: O vídeo busca nas paisagens, nos desencontros e na poesia o desejo pelo “outro lugar”, aquilo que está sempre além – e expõe os conflitos gerados na pessoa de quem se está próximo. O trabalho faz parte de um projeto dos videoartistas Eder Santos, Francisco de Paula, Lucas Bambozzi, Marcelo Braga e Marcus Nascimento constituído por uma série de videopoemas experimentais ligados à intimidade de cada um.
Direção: Lucas Bambozzi
Roteiro: Lucas Bambozzi e Cristiane Mesquita.
Duração: 6 min.
Classificação: 16 anos.

* Com o oceano inteiro para nadar

Sinopse: O universo poético e intimista de Leonilson através de seu trabalho e de fragmentos de um diário gravado por ele.
Direção e roteiro: Karen Harley
Duração: 20 min.
Classificação: 16 anos

Publicada em 2011