14/06/17 às 20h10 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Cinema croata em cartaz no Cine Brasília

Mostra exibe curtas e longas do jovem país europeu

Estreia nesta semana a Mostra de Cinema Croata. O evento leva gratuitamente à tela do Cine Brasília alguns dos melhores filmes desse jovem país cuja cinematografia floresce a partir da conquista da independência em 1991.

Confira a programação:

Quinta

20h – Abertura (exibição de curtas)

Autofoco (Autofocus, Croácia, 2013, documentário, 26 mim), direção: Boris Poljal.

Sinopse: Quais são nossas expectativas sobre passeios turísticos? Ao escolher como destino turístico extremamente popular uma pequena igreja do século 12 perto de Zadar, a câmera de Poljak testemunha a transformação desse passeio em um reality show, no qual os visitantes se tornam atores de uma peça. Entrada Franca.

Um Amnésico na Praia (Amneziajak na Plazi , Croácia, 2013, ficção 24 min), direção: Dalibor Baric.

Sinopse: Por que deixar que uma identidade fixa limite nosso ser? Agora podemos dar a vocês o presente mais precioso de todos: “A experiência da quase vida”, uma colagem pop-cultural psicodélica que explora até que ponto B-filmes, revistas e musicas criam o que queremos e moldam o que somos. Entrada Franca.

Bla (Croácia, 2013, ficção, 8 minutos), direção Martina Mestrovic.

Sinopse: Como transmitir conhecimento em um mundo cheio de distrações? Este filme feito no espírito encantador do legado da Escola de Animação de Zagreb ocorre em “um presente distante” e é uma critica ao moderno sistema educacional que absorve a individualidade e a transforma em padrões. Entrada Franca

A Garotinha (Balavica , Croácia, 2013, ficção, 15 min), direção: Igor Mirkovic.

Sinopse: Os primeiros romances ganham fervor no verão em uma cidade do mediterrâneo. Ser jovem e estar de férias é o cenário ideal para experimentar beber, fumar e subir em telhados. Mas nosso herói, um queridinho de 11 anos, ainda tem mais frutos proibidos do que esses para experimentar. Entrada Franca.

O Bonitão (Ljepotan, Croacia, 2013, ficção, 15 minutos), direção: Sasa Ban.

Sinopse: Amor significa nunca precisar dizer que você não é bonito. Esse é o caso de um coadjuvante na filmagem de um comercial de TV, cuja namorada recebe a ordem de classificar as pessoas por sua aparência: bonitos na frente e feios atrás! Uma peça de humor para ver sem óculos cor-de-rosa. Entrada Franca.

Teletransportador Zovko (Teleport Zovko, Croácia, 2013, ficção, 17 minutos), direção: Predrag Licina.

Sinopse: Uma comédia de ficção científica com um tom satírico baseada em uma história real que aconteceu em junho de 2048. Uma família comum de classe media quer usar o meio de transporte de última geração – tele transportador – para chegar ao seu destino de férias em apenas quatro segundos. No entanto, em um país ainda em transição, o futuro não é o que parece ser. Entrada Franca.

O Nanico (Najmanji, Croácia, 2013, animação, 15 minutos), direção: Tomislav Soban

Sinopse: Pode uma pessoa desaparecer abaixo do nível de audibilidade? Entre mistérios, um conto de fadas e um ensaio sobre o som, esta versão de Peter Pan do diretor Soban, é de dar arrepios, um curta para refletir. Entrada Franca.

O Veredito (Presuda, Croácia, 2013, documentário, 11 minutos), direção Djuro Gavran

Sinopse: Por meio de uma série de imagens, o filme documenta a erupção de emoções desencadeada por um evento de teor politico. Um filme que retrata impulsos irracionais por trás de visões nacionalistas Entrada Franca.

Limiares (Pragovi, Croácia, 2013, ficção, 13 minutos), direção: Dijana Mladjenivic

Sinopse: Não tentar impedir um crime é crime? Na estreia de Dijana Mladjenivic como diretora, expulsões forçadas de cidadãos “inadequados”, na década de 1990, na Croácia, questionam a noção de contentamento em tempos desafiadores quando a linha entre o certo e o erado se deforma. Entrada Franca.

Sexta

19h – O Caminho de Halima (Halimin put, Croácia, 2012, drama, 93 min., classificação livre), direção: Arsen Anton Ostoji?.

Sinopse: A história de uma corajosa e forte mulher muçulmana, Halima, que tenta, sem sucesso, encontrar os restos mortais de seu filho, morto na Guerra da Bósnia e enterrado em uma das muitas sepulturas coletivas. Ela percebe que precisa rastrear através da sobrinha de quem já não possuía contato, mas que carrega uma misteriosa conexão com seu filho. Entrada Franca

Sábado

19h – Refeições em Família (Nije ti Zivot Pjesma Havaja, Croácia, 2012, documentário, 50 min, classificação livre), direção: Dana Budisavljevic. Sinopse: Uma família croata de classe média tenta falar sobre as coisas que realmente importam – ao estilo dos pais hippies dos anos 70, da homossexualidade da filha, da doença do irmão, da guerra cruel, durante séries de cafés-da-manha e almoços. Entrada Franca.

Domingo

19h – O Menino Misterioso (Zagonetni Djecak, Croácia, 2013, aventura infantil, 88 minutos), direção: Drazen Zarkovic

Sinopse: O Menino Misterioso é o segundo filme de uma serie de histórias sobre Koko, inteligente menino de 14 anos seus amigos. Em meio às aventuras, a turma resolve vários mistérios. Nesta história, novo estudante com um comportamento estranho chega à escola. Koko e amigos tentam descobrir quem ele é verdadeiramente. Entrada Franca.

Segunda

19h – Cowboys (Croácia, 2013, ficção, 105 minutos), direção: Tomislav Mrsic

Sinopse: Em uma pequena cidade, uma peculiar campanhia de teatro, uma assembleia de anti-herois, perdedores, vagando sem rumo e aparentemente perdida no espaço e no tempo, está prestes a montar uma peça de inspirada nos clássicos de Velho Oeste de hollywood. Guiados por um diretor desiludido, eles serão forçados a lutar contra seus demônios e superar os preconceitos entre si. Entrada Franca

Quarta