Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/16 às 13h17 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Cine Brasília será o novo palco de apresentações da Orquestra

COMPARTILHAR

Concertos sinfônicos serão às terças sem prejuízo para a programação do cinema

Após quase três anos de apresentações itinerantes, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional ganha um novo espaço para os concertos semanais. O Cine Brasília passou por adaptações e a partir desta terça (23) será o palco de apresentações dos músicos e seus concertos que atraem sempre um grande número de pessoas.

A estreia será com o “Concerto Uruguaio”, regido pelo maestro Claudio Cohen, com obras de Eduardo Fabini, Brahms, Oscar Borhoquez, e Tchaicowsky, em parceria com a Embaixada do Uruguai.

Com a interdição do Teatro Nacional em janeiro de 2014, a orquestra deixou de realizar os concertos em seu palco cativo, na Sala Villa-Lobos. Embora sem local fixo, as apresentações permaneceram regulares, mas em caráter itinerante, ora ocupando o Teatro Pedro Calmon, ora o Santuário Dom Bosco e, mais recentemente, o Teatro dos Bancários.

Além dos concertos semanais, os músicos vão poder utilizar o Cine Brasília também para os ensaios, que ocorrerão sempre pela manhã, turno em que não há exibição de filmes. Vale destacar que os concertos sinfônicos não vão alterar a programação semanal de exibição de filmes do Cine Brasília, exceto pelas sessões noturas das terças-feiras.

O maestro Claudio Cohen acredita que a mudança da Orquestra para um endereço fixo dará mais consistência ao trabalho dos músicos e também será mais fácil para o público, uma vez que o endereço é certo. “Com um lugar próprio a orquestra pode trabalhar com excelência os fundamento técnicos tais como a sonoridade e as articulações resultando na melhoria do resultado do conjunto e da performance. Além disso, facilita a guarda e preservação dos instrumentos musicais e demais equipamentos da orquestra”, destaca.

Na semana do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 20 a 27 de setembro, não haverá apresentação da Orquestra.

Confira a programação:

Concerto Uruguaio

Dia: 23 de agosto

Local: Cine Brasília

Hora: 20h

Entrada franca

Programa

Eduardo Fabini – Fantasia para violino e Orquestra

Brahms – Concerto para violino e Orquestra Op.77 (43')

Oscar Borhoquez – Violino

Tchaicowsky – Romeu e Julieta Abertura Fantasia (20')

Regência

Maestro Claudio Cohen