Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/17 às 20h30 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Cine Brasília: programação para setembro de 2017

COMPARTILHAR

31 de agosto a 6 de setembro

Destaque desta semana é a obra-prima antibelicista Os Campos Voltarão, do mestre do cinema italiano Ermanno Olmi, diretor do clássico Árvore dos Tamancos. Livremente inspirado no livro La Paura (O Medo), de Federico de Roberto, ambienta-se nas trincheiras da 1ª Guerra Mundial, no Altopiano di Asiago, onde ele vive. Aliás, o filme é dedicado por Olmi a seu pai, “que viveu a guerra quando criança e me contava sempre histórias sobre ela”. A outra novidade é Eva Não Dorme, filme que tem no elenco o mexicano Gael Garcia Bernal e que traz uma parte da história argentina, com Évita Perón no centro de uma trama surpreendente. Também documentarista, o diretor Pablo Aguero retorna à ficção para tentar desvendar alguns dos segredos da história de seu país.

Seguimos exibindo Foucault Contra si Mesmo, documentário que aborda a contribuição teórica do grande filósofo, assim como sua turbulenta vida fora da academia; Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, que retrata com humor a sexualidade de trabalhadores da classe média baixa. Nossa grade de exibições ainda traz: os ótimos O Filme da Minha Vida, de Selton Mello e Truman, com o grande ator argentino Ricardo Darín.

P R O G R A M A Ç Ã O

Corpo Elétrico – Quinta, sábado e quarta, às 14h

(Brasil, 2017, drama, 94 mim, classificação 16 anos), direção Marcelo Caetano.

Sinopse: O verão está chegando e Elias tem sonhado muito com o mar. Na fábrica em que trabalha, as responsabilidades aumentam à medida em que o fim de ano se aproxima. Depois de uma noite fazendo hora extra, Elias e os operários decidem sair e tomar uma cerveja. É quando novas possibilidades de encontros surgem no horizonte de Elias.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=GxCOCthjc7o

Os Campos Voltarão – 15h45 (segunda não há sessão)

(Torneranno i Prati, Itália, 2016, drama, 80 mim, classificação 14 anos), direção: Ermanno Olmi.

Sinopse: No final da Primeira Guerra Mundial, um grupo de soldados italianos enfrenta os horrores da guerra. A tensão aumenta entre os homens, que aguardam novas ordens, sem saber até quando vão sobreviver.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=W4qukZBu2YQ

Foucault Contra Si Mesmo – 17h30 (segunda não há sessão)

(Foucault Contre Lui Même, França, 2014, documentário, 52 min, classificação 10 anos), direção: Francois Caillat.

Sinopse: Filósofos e historiadores comentam as marcas da rica e contraditória produção intelectual de Michel Foucault. Num breve panorama de sua carreira, apresentam entrevistas com próprio pensador e passagens de sua vida fora do ambiente acadêmico.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ccQNEQ14XZ0

Truman – 21h10 (quinta, sábado e quarta)

(Espanha/ Argentina, 2015, comedia dramática, 109 min, classificação 14 anos), direção: Cesc Gay.

Sinopse: Julian recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás, que vive no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos mais Truman, o fiel cão de Julian, irão compartilhar de momentos emocionantes e por vezes cômicos, devido a uma situação extremamente delicada que Julian está vivendo.

Trailer: http://www.pandorafilmes.com.br/filmes/truman/

Eva Não Dorme – Sexta e domingo às 14h

(Eva no Duerme, Argentina, Espanha, França, drama, 85 min, classificação livre), direção: Pablo Agüero

Sinopse: Em 1952, a primeira-dama da Argentina, Evita Péron, morre de câncer aos 33 anos de idade e seu corpo é embalsamado. Três anos depois, o presidente Juan Perón sofre um golpe de estado e o corpo de Evita é enviado para a Europa, com o intuito de apagar o legado dela da memória popular. Seu corpo então vira o centro de um confronto de poder que dura 25 anos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Qr1dr39lj7k

O Filme da Minha Vida – Sexta, domingo e segunda às 16h50

(Brasil, 2017, drama, 112minutos, classificação 14 anos), direção: Selton Mello

Sinopse: Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família. Tony é professor e convive com os conflitos dos alunos no início da adolescência e vive o desabrochar do amor. Apaixonado por livros e filmes, Tony faz do amor, da poesia e do cinema razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona.

Trailer: http://globofilmes.globo.com/filme/o-filme-da-minha-vida

7 a 10 (Cine Brasília fecha dia 11 para a pré-produção do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro)

Um dos grandes filmes do ano, Amanhã tem a pretensão de expor de forma clara e simples um modelo novo de mundo, muito mais racional, equitativo e sustentável. Está obra singular vem suscitando debates acalorados em todo o mundo.

Segue em cartaz o libelo antibélico Os Campos Voltarão, do mestre do cinema italiano Ermanno Olmi, diretor do clássico Árvore dos Tamancos. Livremente inspirado no livro La Paura (O Medo), de Federico de Roberto, Os Campos Voltarão ambienta-se nas trincheiras da 1ª Guerra Mundial, no Altopiano di Asiago, onde o diretor vive. Aliás, o filme é dedicado por Olmi a seu pai, “que viveu a guerra quando criança e me contava sempre histórias sobre ela”. Outro destaque importante é Foucault Contra si Mesmo, documentário que aborda a contribuição teórica do grande filósofo, assim como sua turbulenta vida fora da academia.

Eva Não Dorme, filme que tem no elenco o grande ator mexicano Gael Garcia Bernal e que traz uma parte da história argentina, com Évita Perón no centro de uma trama surpreendente. Também documentarista, o diretor Pablo Aguero retorna à ficção para tentar desvendar alguns dos segredos da história de seu país.

Ainda nesta curta semana que antecede o Festival de Brasília, teremos na sexta-feira, dia 08/09, a sessão especial com o filme brasileiro As Duas Irenes, filme apresentado no último Festival de Berlim.

Amanhã – 14h e 20h40 (exceto sexta)

(Documentário/França/118min/2017). De Cyril Dion e Mélanie Laurent. Com: Anthony Barnosky, Olivier De Schutter, Cyril Dion

Sinopse: Com a situação do meio ambiente cada dia mais exigindo medidas drásticas, esse documentário ecológico decide abandonar um pouco a crise e focar em seres humanos comuns que estão desenvolvendo projetos e dispositivos para tornar o mundo em um lugar melhor para se habitar.

Os Campos Voltarão – 17h20

(Drama /Guerra/Itália/88min/2016). De Ermanno Olmi. Com: Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti, Francesco Formichetti

Sinopse: 1917. Um grupo de soldados italianos está se aproximando de trincheiras inimigas nas montanhas, no final da Primeira Guerra Mundial. Ao redor, apenas neve e silêncio, homens entre longas e intermináveis esperas. A situação é aterrorizante. E quando novas ordens chegam, ninguém sabe se vai conseguir sobreviver.

Foucault Contra si Mesmo – 16h10

(Documentário/França/52min/2017). De François Caillat

Sinopse: De forma livre e não laudatória, analistas de diversas tendências analisam o legado do filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Conhecido por suas teorias que abordam a relação entre poder e conhecimento, Foucault rocurou demonstrar como essas relações são usadas como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas. O filme também mostra como era a vida do filósofo fora do ambiente acadêmico.

Eva Não Dorme – 19h

(Drama/Argentina/Espanha/França/87min/2017). De Pablo Aguero. Com: Gael García Bernal, Denis Lavant, Daniel Fanego

Sinopse: Em 1952, Evita Péron, a Primeira Dama da Argentina, morre de câncer, aos 33 anos de idade e seu corpo é embalsamado. Três anos depois, o presidente Juan Perón sofre um golpe de estado e o corpo de Evita é enviado para a Europa, com o intuito de apagar o legado dela da memória popular. Seu corpo então vira o centro de um confronto de poder que dura vinte e cinco anos.

As Duas Irenes – Sessão Especial – Sexta, às 20h40

(Drama/Brasil/89min/2017). De Fábio Meira. Com: Isabela Torres, Priscila Bittencourt, Marco Ricca

Sinopse: Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene. Agora, a filha do meio se sente num lugar de rejeição e começa a tentar descobrir quem ela é e quem quer ser. Ela começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto é feito também de segredos e mentiras.

 

S E R V I Ç O:

Ingressos: R$ 12,00 (inteira) R$ 6,00 (meia entrada)

Programador responsável: Sergio Moriconi smoriconi@terra.com.br

Programação Completa em: www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960

EQS 106/107, s/n, Asa Sul

CEP: 70.345-400 Brasília-DF

Tel: (61) 3244 1660 / 3443 9153