Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/16 às 20h01 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Cine Brasília: programação para outubro de 2016

COMPARTILHAR

 P R O G R A M A Ç Ã O

 

6 a 12 de outubro

Na semana posterior ao 49º Festival de Cinema, o Cine Brasília segue destacando a cinematografia nacional com o lançamento exclusivo do filme selecionado para o Festival de Veneza de 2015: Mate-me Por Favor, trabalho de estreia da cineasta Anita Rocha da Silveira e mantendo na grade de 6 a 12 de outubro, Aquarius, grande sucesso do ano, filme que já vem colecionando prêmios mundo a fora. O mais recente deles foi em Biarritz (França) onde recebeu Premio do Júri e Sonia Braga sagrou-se melhor atriz. A outra novidade é o muito aguardado drama dinamarquês Desajustados, de Dagur Kari.

14h30 – *ESTREIA* Mate-me Por Favor ( Brasil, 2015, suspense, 101 min, classificação 14 anos, com: Valentina Herszage, Dora Freind, Julia Roliz, Mari Oliveira, Bernardo Marinho), direção: Anita Rocha da Silveira.

Sinopse: Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

Trailer: http://imovision.com.br/index.php/filme/mate-me-por-favor/

17h e 19h – *ESTREIA* Desajustados ( Fúsi, 2015, Dinamarca/Islândia, drama, 96 min., classificação 14 anos), direção: Dagur Kari.

Sinopse: Fusi é um homem de 43 anos que ainda mora com sua mãe. Seu dia-a-dia é uma rotina monótona, até o aparecimento da vibrante Alma e da jovem Hera, que o farão mudar sua vida e seus hábitos de solteirão.

Trailer: http://imovision.com.br/index.php/filme/virgin-mountain/

20h50 – Aquarius (Brasil\Franca, 2016, ficção, 141 min., classificação 16 anos, com: Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Carla Ribas, Julia Bernat), direção: Kleber Mendonça Filho.

Sinopse: Clara, 65 anos, mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, Recife. Jornalista e escritora, viúva e mãe de três filhos adultos, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que quer ver o Aquarius demolido para dar lugar a um novo empreendimento. Dona do seu passado, presente e futuro, Clara irá encontrar nesse conflito uma energia nova e incomum na sua vida.

Trailer: http://globofilmes.globo.com/video/aquarius-trailer/

 

13 a 19 de outubro

A programação do Cine Brasília de 13 a 19/10 apresenta a Mostra Japonesa  (Convivendo com a Natureza). Serão Cinco filmes voltados para o público jovem com temáticas ligadas á vida no campo e ao contato com a natureza. A mostra trará uma visão diferente do Japão das grandes metrópoles, apresentado obras que podem ser vistas e apreciadas por toda a família.

Além da mostra, teremos as estreias dos filmes:

Belas Famílias (comédia dramática/França/113min/2016). Com: Mathieu Amalric, Marine Vacth, Gilles Lellouche. Direção: Jean-Paul Rappeneau

Sinopse: Há mais de dez anos, Jérôme Varenne (Mathieu Amalric) deixou a França para viver na China. Quando uma viagem de negócios ao lado de sua noiva (Gemma Chan) impõe uma passagem pela Europa, ele aproveita para visitar a mãe (Nicole Garcia) e o irmão (Guillaume de Tonquédec) em Paris. Logo descobre que a casa de sua infância é objeto de uma grande disputa, já que a segunda esposa de seu pai (Karin Viard) alega que ele teria deixado o local para ela. Jérôme volta à cidadezinha na esperança de resolver o caso, mas ao chegar conhece Louise (Marine Vacth), a filha de sua “rival”, e por ela se apaixona.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=bn_QpotolaU

Noite de Verão em Barcelona (comédia dramática/romance/Espanha/96min/2016). Com: Francesc Colomer, Jan Cornet, Laura Díaz. Direção: Dani de La Orden

Sinopse: Durante o verão europeu, mais precisamente durante o mês de agosto, uma das épocas mais quentes do ano no continente, um espetáculo único, que não acontecerá novamente tão cedo, tem lugar: na noite do dia 18, o cometa Rose atravessa o céu de Barcelona. Por causa disso, mais de 500 histórias de amor florescem na cidade. Esta é a história de seis delas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Ib4TWkmC9DI

Programação:

Quinta-Feira (13/10)

15h00 – Noite de Verão em Barcelona
16h50 – Belas Famílias
19h00 – Escalando Para a Primavera (mostra japonesa)
21h20 – Belas Famílias

Sexta-Feira (14/10)

15h00 – Noite de Verão em Barcelona
16h50 – Belas Famílias
19h00 – Um Adeus ao Jinu (mostra japonesa)
21h20 – Belas Famílias

Sábado (15/10)

15h00 – Noite de Verão em Barcelona
17h00 – Wood Job (mostra japonesa)
19h00 – Belas Famílias
21h00 – Belas Famílias

Domingo (16/10)

15h00 – Noite de Verão em Barcelona
17h00 – Vamos Ver a Cachoeira (mostra japonesa)
19h00 – Belas Famílias
21h00 – Belas Famílias

Segunda-Feira (17/10)

19h00 – Amor às Cegas (mostra japonesa)
21h10 – Belas Famílias

Terça-Feira (18/10)

APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA

Quarta-Feira (19/10)

15h e 21h30 – Belas famílias
17h – Noite de Verão em Barcelona
19h – Cinema Atual Español – Pecados Antigos, Longas Sombras


19 a 26 de outubro

Para o período de 19 a 26 de outubro o Cine Brasília apresenta a mostra Cinema Atual Español, realização do Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, a Sociedade Cultural Brasil-Espanha e o Instituto Cervantes de Brasília. Nela, cinco filmes que trazem a diversidade estética do melhor cinema contemporâneo da Espanha. São filmes selecionados para mostrar a diversidade cultural do país e também os inúmeros aspectos culturais comuns entre espanhóis e brasileiros, especialmente depois das crises econômicas que os assolaram.

Outra novidade está na programação de 24 a 30 de outubro. É a mostra Dias de Cine Esloveno. Pela primeira vez em Brasília, o Cine Brasília apresenta sete obras da jovem cinematografia eslovena. O cinema esloveno possui mais de 100 anos de tradição quando ainda era parte da Iugoslávia. Os filmes da mostra são expressões vivas e contemporâneas do pequeno país do leste europeu que emerge do processo de indenpendência, que se conclui em junho de 1991, e de sua entrada na União Européia em maio de 2004. A abertura da mostra apresentará Fazemos da Nossa Maneira e contará com a ilustre presença do diretor Miha Ho?evar.

Além disso, permanecem em cartaz os filmes Belas Famílias e Noite de Verão em Barcelona.

Filmes da mostra Cinema Atual Español:

Pecados Antigos, Longas Sombras (La isla mínima, 2014, suspense, 112 min., classificação 16 anos), direção: Alberto Rodríguez.

Sinopse: 1980. Em uma pequena cidade do delta do rio Guadalquivir, duas adolescentes desaparecem durante as festas. Ninguém sente a falta. Todos os jovens querem ir embora, fugir e morar longe. São enviados dois detetives de homicídios, Pedro e Juan, com perfis e métodos diferentes. A investigação policial mostra que vem desaparecendo jovens há vários anos e que existe uma rede de tráfego de drogas na área. Nada é como parece nessa comunidade isolada aonde Juan e Pedro encararão seus próprios medos, seus passados, seus futuros. Mas o mais importante é capturar o assassino. Vencedor de 10 Prêmios Goya– Melhor Filme, Direção, Ator protagonista (Javier Gutiérrez), Atriz revelação (Nerea Barros), roteiro original, Fotografia, Música original, Montagem, Direção Artística e Figurino. No Festival de São Sebastian recebeu o Prêmio Feroz Zinemaldia, a Concha de Prata Melhor Ator (Javier Gutiérrez) e o Prêmio do Júri à fotografia. ENTRADA FRANCA
Trailer: https://youtu.be/JTBNZoc_2wo

Ärtico (ártico, 2014, drama, 77 min., classificação 16 anos), direção: Gabriel Velázquez.

Sinopse: “Família versus solidão”: Jota e Simón são dois jovens malandros de 20 anos que cada dia vão despreocupadamente para as ruas para buscar a vida como possam. Além dos costumeiros roubos e truques, algo lhes mexe interiormente. Cada um deseja o que não tem. Simón quer ser livre. Está farto de viver rodeado de sua grande família de feirantes, incluindo sua mulher e seu filho. Jota não quer seguir sozinho e o único que deseja é fazer seu ninho e ter sua própria família. Por cima do que seja. Enquanto isso cada dia que se juntam, se sentem como “Robín Hood” e pensam que não têm nada a perder. Berlinale 2014 (Alemanha) –Menção especial do Júri Geração. Cinespagna Toulouse 2014—Melhor filme, melhor fotografia, melhor música e Prêmio do Júri Jovem. ENTRADA FRANCA
Trailer: https://youtu.be/I9UkII-O3lk

Linda juventude (Hermosa Juventud, 2014, drama social,98 min., classificação 16 anos), direção: Jaime Rosales.

Sinopse: Natalia e Carlos, são dois jovens apaixonados de 20 anos, lutam para sobreviver na Espanha em crise. Os limitados recursos financeiros não permitem eles irem para frente, como gostariam.
Não têm grandes ambições pois não têm grandes esperanças. Para ganhar um pouco de dinheiro participam de um filme pornô amador. O nascimento da sua filha Julia, será o principal motivo de novas mudanças.
Festival de Cannes 2014 — Un CertainRegard – Menção Especial Júri ecumênico. Prêmio Sant Jordi (Rádio Nacional da Espanha) — Melhor atriz (Ingrid García-Jonsson). ENTRADA FRANCA.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VbafMqddmHA

Flores (Loreak, 2014, drama, 100min, classificação 7 anos), direção: Jon Garaño, José Mari Goenaga.

Sinopse: A vida da Ane muda quando começa receber um ramo anônimo de flores todas as semanas, assim como Lourdes e Tere, recebem um ramo em memoria de alguém que foi importante para elas. Essa é a historia de 3 mulheres, 3 vidas alteradas pela simples presencia de umas flores. Flores que farão brotar sentimentos que pareciam enterrados… ainda assim, são só flores. Prêmios Goya: Nomeado Melhor Filme e Melhor Música Original. Festival de São Sebastián: Seção oficial de longametragens. 2014: Prêmios Feroz: Melhor atriz de reparto (Itziar Aizpuru). ENTRADA FRANCA
Trailer: https://youtu.be/EFZYvh7uT2A

Todos estão mortos (Todos están muertos, 2014, drama fantástico, 88 min, classificação 12 anos), direção: Beatriz Sanchís.

Sinopse: Lupe, vive trancada em casa, é egoísta e conflitiva. Nunca deu conta dos cuidados do seu filho, um adolescente sensível e muito apegado à avó. Ela cuida da casa e da família e na Noite de Todos os Mortos, pede ajuda num ritual mexicano. É assim como Diego, morto há anos, volta para casa, desencaixotando a famosa banda de rock que formava com a Lupe nos anos 80. 

Nos prêmios Goya 2014 foi nomeada Melhor atriz (Elena Anaya) assim como nos prêmios Feroz; Festival de Málaga Prêmio especial do Júri, melhor atriz e melhor música. ENTRADA FRANCA.
Trailer: https://youtu.be/gTzly3XBa60

Filmes da Mostra Dias de Cine Esloveno

Fazemos da Nossa Maneira (Gremo mi po svoje, drama/comédia, 2010, 97 min), direção: Miha Ho?evar.

O jovem Alex e seus amigos vão para um acampamento de verão junto ao rio. O líder do acampamento é bem irritante, levando o escoteirismo muito a sério, o que causa conflitos, pois os garotos preferem se divertir e tentar a sorte com as meninas do acampamento ao lado do que aprender habilidades de escoteiro e ficar o tempo todo participando de competições. A situação no acampamento só piora, e o dia de visita dos pais se aproxima. O líder do acampamento, então, faz uma jogada de mestre, ao organizar uma competição, em que pequenos grupos de escoteiros deverão passar uma noite sozinhos na floresta em abrigos improvisados.

Cefurji Raus (?efurji raus, comédia, 2013, 100min), direção: Goran Vojnovi?.

Marko e três amigos vivem em um subúrbio de má fama em Liubliana, Fužine. Lentamente, a violência, o crime e as drogas tornam-se parte do dia-a-dia; amizades antigas começam a se desfazer e seus caminhos se separam. Essa história das duas primeiras gerações de imigrantes da ex-Iugoslávia brinca com os estereótipos para revelar camadas ocultas de intolerância numa jovem sociedade europeia, além de ser bem temperada com um típico humor tragicômico dos Balcãs ao levar um olhar crítico às amargas histórias de vida dos que vivem à margem da sociedade eslovena.

Circus Fantasticus (Circus Fantasticus, drama/guerra, 2010, 74 min), direção: Janez Buger.

Quando o barulho ensurdecedor da guerra acaba, Stevo, assustado, perambula pelo campo onde marcas da guerra , e sua casa, muito destruída, podem ser vistas. Ele está sozinho com sua filha, Dunja, e seu filho, Mali, pois sua esposa fora atingida por uma granada. Quando parece que o pior já passou, um barulho terrível é ouvido de longe, e aproxima-se da casa. Após momentos de agonia e tensão, Stevo descobre, confuso, que o veículo que havia parado de frente a casa não é outra máquina de matar, mas sim o veículo incomum do Circus Fantasticus, contendo um grupo bizarro, mas totalmente humano, de indivíduos.

Inimigo da Turma (Razredni sovražnik, drama, 2014, 112 min), direção: Rok Bi?ek.

Quando uma das alunas comete suicídio, seus colegas de turma acusam o professor de alemão de ser responsável pela morte dela, e a relação entre eles torna-se extremamente tensa, devido a diferença em como percebem a vida.

Uma Viagem (Izlet, drama, 2011, 85 min), direção: Nejc Gazvoda.

Três grandes amigos embarcam em uma viagem, repetindo o que fizeram no ensino médio, porém eles não são mais crianças. Gregor vai lutar na guerra do Afeganistão, Živa vai estudar no exterior, enquanto o Andrej ainda faz graça com todo mundo. Mas há segredos não revelados. Será que a amizade deles poderá sobreviver?

Siska Deluxe (Šiška Deluxe, comédia/drama, 2015, 108min), direção: Jan Cvitkovi?.

Três amigos de infância, que já estão na casa dos trinta anos, e que fazem pequenos bicos para sobreviverem, decidem abrir uma pizzaria juntos. Uma comédia agridoce que conta uma história despretensiosa de três caras comuns, que assim como tudo mundo, estão tentando encontrar um rumo e aproveitar a vida.

Pânico (Panika, comédia/drama, 2013, 103 min), direção: Barbara Zemlji?.

Vera, uma quarentona reprimida, torna-se obcecada com a ideia de que nunca mais vai se apaixonar, e que a vida nunca mais será um mar de rosas. Na procura pelo significado do amor, ao ler a sua sorte na borra de uma xícara de café, ela descobre que vai encontrar o cara certo, que vai mudar a sua vida. Esse amor a coloca nos braços de Mitja, um amigo da família.


Programação:

Quarta-feira (19/10)

15h e 21h30 – Belas famílias
17h – Noite de Verão em Barcelona
19h – Cinema Atual Español – Pecados Antigos, Longas Sombras

Quinta-feira (20/10)

15h – Belas famílias
17h – Noite de Verão em Barcelona
19h – Cinema Atual Español – Ärtico
21h – Cinema Atual Español – Todos Estão Mortos

Sexta-feira (21/10)

15h – Belas famílias
17h – Noite de Verão em Barcelona
19h – Cinema Atual Español – Flores
21h – Cinema Atual Español – Linda Juventude

Sábado (22/10)

14h – Noite de Verão em Barcelona
16h – Cinema Atual Español – Linda Juventude
18h – Cinema Atual Español – Pecados Antigos, Longas Sombras
20h – Cinema Atual Español – Ärtico

Domingo (23/10)

14h – Noite de Verão em Barcelona
16h – Belas famílias
18h – Cinema Atual Español – Todos Estão Mortos
20h – Cinema Atual Español – Flores

Segunda-feira (24/10)

19h – Dias de Cine Esloveno – Fazemos da Nossa Maneira
21h – Belas Famílias

Quarta-feira (25/10)

APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA

Quarta-feira (26/10)

15h e 17h – Noite de Verão em Barcelona
19h – Dias de Cine Esloveno – Cefurji Raus
21h – Belas Famílias


27 de outubro a 2 de novembro

Além de promover em Brasília a estreia do aguardado Desajustados, filme que permaneceu em cartaz por mais de três meses no Rio de Janeiro e em São Paulo, o Cine Brasília prossegue com a mostra Dias de Cine Esloveno, e apresenta, em sessões especiais às 12h, Humano, considerado pela imprensa especializada estrangeira uma das mais importantes obras cinematográficas da década. Compõe a grade de programação o drama francês Belas Famílias, do renomado diretor Jean-Paul Rappeneau.

Humano – Uma Viagem Pela Vida (França, 2015, documentário, 143minutos, classificação 12 anos), direção: Yann Arthus-Bertrands.

Sinopse: Mais de duas mil entrevistas em 60 países dão vida a este documentário que reflete o que somos e o que queremos, não só como indivíduos, mas como sociedade. Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação, desigualdade, fome, esperança, sexo, etc. São camponeses, trabalhadores fabris, sentenciados a pena de morte, aborígenes, refugiados, soldados, rebeldes… São genuínas e emocionantes histórias de vida que transformam todos que assistem à esta obra.
Trailer: http://www.sato.tv.br/humano/  

Programação:

Quinta-feira (27/10)
12h – Humano – Uma Viagem Pela Vida
15h – Belas famílias
17h e 21h – Desajustados
19h – Dias de Cine Esloveno – Circus Fantasticus

Sexta-feira (28/10)
12h – Humano – Uma Viagem Pela Vida
15h – Belas famílias
17h e 21h15 – Desajustados
19h – Dias de Cine Esloveno Inimigo da Turma

Sábado (29/10)
12h – Humano – Uma Viagem Pela Vida
15h – Belas famílias
17h e 21h – Desajustados
19h – Dias de Cine Esloveno – Uma Viagem

Domingo (30/10)
12h – Humano – Uma Viagem Pela Vida
15h – Belas famílias
17h – Dias de Cine Esloveno – Siska Deluxe
19h – Dias de Cine Esloveno – Pânico
21h – Desajustados

Segunda-feira (31/10)
19h – Belas Famílias
21h15 – Desajustados

Terça-feira (01/11)
APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA

Quarta-feira (02/11)
12h – Humano – Uma Viagem Pela Vida
15h e 19h – Belas famílias
17h e 21h15 – Desajustados

 

S E R V I Ç O

Ingressos: R$ 12,00 (inteira) R$ 6,00 (meia entrada)

Programador responsável: Sergio Moriconi smoriconi@terra.com.br

Programação Completa em: www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960