Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/19 às 10h23 - Atualizado em 5/09/19 às 14h26

Cine Brasília mantém “Bacurau” em cartaz pela segunda semana

COMPARTILHAR

Estreia “Espero tua (Re)Volta”, sobre ocupações de escolas públicas em SP em 2015; entrada franca para rede do DF

 

Em sua segunda semana em cartaz no Cine Brasília, “Bacurau” confirma o sucesso de público, com sessões lotadas. Na sexta (30), quando sua estreia foi seguida de conversa da plateia (cerca de metade do público ficou para o bate-papo) com o diretor Juliano Dornelles e o ator Silvero Pereira, que interpreta o transgênero “Lunga”, a película terminou ovacionada.

 

“Bacurau” compartilha a tela com dois outros filmes nacionais. Um deles, “Espero tua (Re)Volta”, soma no contexto de crítica social da distopia do faroeste da dupla Dornelles-Mendonça; o outro, “Abaixo a Gravidade”, investe pela reflexão existencial sobre o que é real na vida humana.

 

“Espero tua Re(Volta)”, da diretora carioca, de pai capixaba e criada em São Paulo Eliza Capai, foi vencedor do prêmio da Anistia Internacional e Prêmio da Paz, no Festival de Berlim deste ano, onde teve estreia mundial. O documentário entrou em cartaz em agosto em várias capitais e chega agora a Brasília.

 

Coproduzido pela GloboNews e Globo Filmes, foi realizado através da Lei de Audiovisual, em conjunto com investimentos do Fundo Setorial (BRDE/Ancine) e parceria com o Canal Curta!. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais e foi exibido em mais de dez festivais.

 

Conta, sob o ponto de vista de três ex-secundaristas que participaram da ocupação de mais de 200 escolas em São Paulo, em 2015, a história brasileira recente a partir das lutas estudantis, abordando eventos como o processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016, e a vitória de Jair Bolsonaro na eleição para Presidente da República em 2018.

 

Numa batida mais existencialista, “Abaixo a Gravidade”, do diretor e roteirista baiano Edgard Navarro, trafega nas ressignificações que a vida proporciona a quem não perde de vista os sonhos em meio a trajetórias improváveis de seus personagens.

 

O filme conta a história de Bené (Everaldo Pontes), morador de lugarejo na Chapada Diamantina. O idoso dedica seu tempo ao cultivo de alimentos orgânicos, meditação e trabalhos espirituais. A chegada de Letícia (Rita Carelli), uma jovem hippie grávida, desperta o desejo do personagem de Pontes. Após o nascimento do bebê, ela deixa o lugar e parte para Salvador, cidade-natal de Bené, que volta ao local onde não pisa há décadas.

 

Veja a seguir as fichas técnicas, sinopses e programação:

“Bacurau”
De Juliano Dornelles, Kleber Mendonça (2019, drama/ficção, Brasil/França, 132 minutos, 16 anos)
Sinopse – Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

 

“Espero tua (Re)Volta”
De Eliza Capai (2019, documentário, Brasil,93 minutos, 14 anos)
Sinopse – Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

 

“Abaixo a Gravidade”
De Edgard Navarro (2018, drama, Brasil, 109 minutos, 16 anos)
Sinopse – Ao descobrir que sofre de uma grave doença, Bené (Everaldo Pontes) entra num sério dilema, pensando se deve se tratar ou espera o desenvolvimento natural da patologia. Sua amizade com a jovem e descolada Letícia leva o homem, que vive há anos isolado em uma comunidade rural no interior da Bahia, de volta para a exuberante e caótica Salvador (BA).

 

Programação de quinta (5/9) à quarta (11/9), sem sessões na segunda (9) e terça (10).

 

Atenção: O filme “Espero tua (Re)Volta” terá entrada franca no dia 5/9 e, nos demais, continuará gratuita para estudantes de escolas públicas, mediante comprovação por meio de carteira de estudante. Atenção à classificação indicativa de 14 anos.

 

Horários:

16h – Espero tua (Re)Volta
18h – Abaixo a Gravidade
20h – Bacurau

 

Ingressos a R$ 12 (inteira); bilheteria não aceita cartões, apenas dinheiro.
Endereço: Asa Sul Entrequadra 106/107. Telefone: (61) 3244-1660.