26/04/13 às 12h50 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Cine Brasília, em breve, de cara nova

O Cine Brasília existe desde a inauguração da cidade e sedia os Festivais de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 1975, passou por uma reforma, mas só agora é que está sendo efetivamente restaurado e adaptado com as novas leis de acessibilidade e combate a incêndio e pânico, e ainda modernizando seus equipamentos.

Esta restauração compreende duas etapas. Na primeira, ocorrida em 2011, a cobertura do Cine Brasília recebeu nova impermeabilização para evitar infiltração. A seguir, no início de 2012, começaram as obras de restauro como troca de instalações elétricas, hidráulicas, mecânicas,  sistema de ar-condicionado, poltronas, piso, revestimentos etc.

O trabalho no Cine Brasília é de restauro e não apenas de reforma, pois o local é uma das mais importantes edificações da área de tombamento da capital federal e, assim, precisa manter as suas características originais. No caso das cerâmicas de revestimento externo, por exemplo, foi necessária a fabricação de novas peças, idênticas às originais, para garantir o status de Patrimônio. E, estas novas,  já são revestidas de película impermeabilizante, anti- pichações.

Vários são os profissionais de cinema de Brasília e do Brasil que demonstram um forte apego com o Cine Brasília. Para o cineasta Valdimir Carvalho, o Cine Brasília tem a vocação da promoção do cinema brasileiro, foi ali que ele viveu emocionantes momentos da sua carreira com algumas premiações.

Já a pesquisadora de cinema Berê Bahia tem o Cine Brasília como uma extensão da sua casa e ressalta que a restauração do local era uma demanda nacional: “É uma relação de paixão que a gente tem com esse espaço pelo que ele tem de importância para a história do cinema do Brasil”.

Na primeira fase o GDF investiu R$ 750 mil e, na segunda,  cerca de R$ 4,3 milhões. A entrega das obras civis do Cine Brasília esta prevista para maio deste ano. Os equipamentos internos de projeção e som  já estão em fase de licitação, para entrar em seguida.

Produtores, diretores, cinéfilos e amantes da sétima arte aguardam ansiosos o término da obra, na expectativa de verem os filmes selecionados na 46ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro exibidos em seu templo, o Cine Brasília.

Material produzido pelo GDF Dia a Dia.